PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
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Notícias


Banca de DEFESA: ISADORA TEIXEIRA DE LIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISADORA TEIXEIRA DE LIRA
DATA: 26/06/2025
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/npv-chbz-fyj
TÍTULO: Construção das sociabilidades políticas pelo Twitter: Uma análise entre perfis de apoiadores de Lula e Bolsonaro na eleição de 2022
PALAVRAS-CHAVES: Twitter, Lula, Bolsonaro, sociabilidade política, plataforma digital.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: A utilização massiva de plataformas ou sites de redes sociais são práticas sociais que delineiam as novas formas de fazer política e criam outras possibilidades de comunicação e interações sociais, dentre tantas possibilidades. No que se refere ao Twitter, pesquisas sobre a utilização da plataforma na comunicação política já são desenvolvidas pelo menos desde 2010. A plataforma, concentra o debate político no Brasil e é utilizada por chefes de estado de diversos países como meio de comunicação oficial. A Twittocracia se tornou mais evidente com a ascensão da extrema-direita e com a conivência das plataformas com desinformação e discurso de ódio. Os conteúdos que circulam no Twitter ocorrem a partir da mediação ou de modulações algorítmicas e regimes de visibilidade, inseridas em um contexto extrativista de dados com forte caráter colonialista e racista , ou que reproduzem a lógica da matriz de dominação . Neste sentido, interessa a este trabalho investigar de que forma é construída a sociabilidade no Twitter e pelo Twitter, compreendendo que a plataforma possui uma estrutura que propicia e condiciona determinados tipos de interações sociais. Além disso, observa-se que a estrutura da plataforma também mudou após a venda para Elon Musk e se torna evidente como as plataformas podem ser utilizadas para ganhos políticos.Para observar como se dá a interação e a sociabilidade política, utilizamos a ferramenta FanPage Karma para analisar 125 perfis atuantes do debate político no Brasil, incluindo políticos, jornalistas, comunicadores, influenciadores, portais de notícias e entretenimento. Nosso recorte temporal é de um ano, dividido em cinco períodos, para observar métricas de crescimento, interação pós postagem (post-interaction) e os conteúdos com maior repercussão. Observa-se que os 27 PPGS 2022 perfis que obtêm melhor resultado na plataforma, de forma individual, são de uma base bolsonarista. Para avaliar os marcadores sociais da diferença nas redes de influência dos perfis de Lula e Bolsonaro, foi desenvolvida uma API no Twitter com coleta em tempo real durante o período de 15 de agosto de 2022 a 31 de outubro de 2022, com objetivo de identificar quais os perfis que tiveram maior repercussão na plataforma, a fim de identificar as características dos perfis mais influentes. Percebemos que a maior parte da rede de influência de apoiadores tanto a Lula quanto a Bolsonaro são perfis masculinos e brancos, ainda que na rede de Bolsonaro a lacuna de diversidade se torne mais evidente.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HELGA DO NASCIMENTO ALMEIDA
Presidente - 2034937 - MARCELO BURGOS PIMENTEL DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARIA ALICE SILVEIRA FERREIRA
Interno - 2679192 - ROGERIO DE SOUZA MEDEIROS
Externo à Instituição - RONALDO LAURENTINO DE SALES JUNIOR