PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA LIGIA RUFINO NEVES DE SOUZA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA LIGIA RUFINO NEVES DE SOUZA
DATA: 26/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/knp-gmwh-saa
TÍTULO: A GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO INSTITUTO DE
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO CEARÁ IFCE: linhas de coerência e de
contradições.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: trabalho docente; neoliberalismo; gestão do trabalho; educação
técnica e tecnológica.
PÁGINAS: 100
RESUMO: A presente pesquisa tem como foco
analisar a gestão do trabalho docente no Instituto Federal do Ceará, no contexto da
reconfiguração da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica,
entre os anos de 2008 e 2022. O objetivo geral é apreender o padrão de gestão do
trabalho no IFCE, suas implicações para o trabalho dos(as) docentes e como estes(as)
percebem e agem frente a tais implicações. A questão norteadora do estudo é: O
rearranjo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica,
ocorrido em 2008, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia, sob a influência do neoliberalismo em relação às diretrizes na execução
de políticas educacionais e à aplicação de princípios gerenciais, tem alterado a
maneira como a política de Educação Profissional e Tecnológica é percebida e reagida
pelos docentes? No percurso metodológico, priorizou a pesquisa bibliográfica e
documental, bem como a coleta de dados empíricos a partir das entrevistas individuais
realizadas com docentes, sindicalistas e Pró-Reitores de Gestão de Pessoas. A
análise dos dados da pesquisa, tem sinalizado que os Institutos Federais, são
instituições complexas, tanto devido a verticalização do ensino, como também a forma
como foram criados aglutinando instituições de uma rede de ensino secular, com uma
identidade e cultura profissional já formada e que apresenta dificuldade em adaptarse a nova institucionalidade dos Institutos Federais. Essas questões sob o
reordenamento do Estado brasileiro, a adoção da razão neoliberal como princípio da
nova gestão pública, tem repercutido na reformulação das políticas educacionais,
como também no modo como se concebe e se estrutura o trabalho docente. Além das
questões apresentadas no pressuposto da pesquisa, essa questão tem um impacto
significativo na forma como se percebe e se gerencia os trabalhos no IFCE. Contudo,
trata-se de questões a serem aprofundadas e comprovadas ou não ao final deste
estudo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DIEGO MONTE BLANCO
Externo à Instituição - ERLENIA SOBRAL DO VALE
Interno - 2276902 - MAURICIO ROMBALDI
Presidente - 1476411 - ROBERTO VERAS DE OLIVEIRA