CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID RAMIRA PAULINO SOARES
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID RAMIRA PAULINO SOARES
DATA: 29/11/2024
HORA: 16:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES EM LIBRAS: DO APRENDIZADO À APLICABILIDADE EM SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: docentes; formação continuada; interação; Libras; surdos.
PÁGINAS: 112
RESUMO: A aquisição de uma língua surge como forma de oportunizar os sujeitos para
conhecerem, não apenas uma outra língua, mas a cultura daquele povo. Quando
pensamos nos estudantes surdos, aprender Libras é proporcionar condições para
que esses sujeitos tenham meios de permanecerem na escola, e assim eles possam
ter acesso aos conhecimentos das várias ciências com o apoio de sua língua e assim
possam construir sentidos a partir de novos conhecimentos para seu
desenvolvimento intelectual. Neste sentido, propomos realizar uma investigação com
os docentes da área de linguagem do ensino médio, para sabermos o que esses
profissionais conhecem da Libras, para a partir disso, promovemos uma formação
continuada em LIBRAS para os professores de sala regular, como forma de contribuir
com as práticas inclusivas a partir de metodologias de ensino que contemplem os
estudantes surdos em seu processo de ensino-aprendizagem. Como objetivo
principal, promover uma formação continuada em LIBRAS para os professores da
sala regular para práticas inclusivas como forma de contribuir com sua metodologia
de ensino e assim contemplar os estudantes surdos em seu processo de ensino-
aprendizagem, ao mesmo tempo em que verificamos como o curso de formação pode
auxiliar o desenvolvimento dos estudantes surdos. Com relação à metodologia,
quando pensamos em uma pesquisa na área da educação, optamos por realizar o
estudo de base qualitativa e quantitativa. Pois, se trata de uma pesquisa-ação, a qual
foi desenvolvida com os professores da área de Linguagens da Escola Estadual João
Tibúrcio, localizada na cidade de Goianinha/RN. A intervenção consistiu na oferta de
uma formação continuada em Libras para os docentes de Linguagens é essencial que
esses profissionais estejam capacitados para oferecerem uma educação de qualidade
e equidade. Como base teórica, a pesquisa ancora-se nas considerações de Bortoni-Ricardo (2008), sobre associar o trabalho de pesquisa a seu fazer pedagógico;
Imbernón (2001), abordagens sobre formação docente e profissional; Kenedy (2021),
Chomsky (1978), Leite (2014) e Silva (2020), com abordagens acerca dos estudos
linguísticos. Como resultado de nossa pesquisa, verificamos que diante dos dados da
pesquisa, o que podemos refletir é que, para que uma escola seja um espaço de
inclusão, precisa que esse cenário seja composto por sujeitos capazes de garantir
que todos os estudantes sejam incluídos nas atividades ofertadas durante o processo
de escolarização. No Apêndice D, apresentamos o Guia Didático, como resultado
desta pesquisa. Essa intervenção, surgiu como resultado das análises da pesquisa e
é uma proposta pedagógica que esperamos contribuir com o processo educacional
dos estudantes surdos e com as práticas pedagógicas dos docentes.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Presidente - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Interno - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA