CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURA DA COSTA ANDRADE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURA DA COSTA ANDRADE LIMA
DATA: 18/12/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: AS CONTRIBUIÇÕES DA SEMÂNTICA NAS FORMAÇÕES DOCENTES PARA O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB) NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO JOÃO DOS PATOS/MA
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação em larga escala, SAEB. Relações lexicais. Ensino.
PÁGINAS: 110
RESUMO: Este trabalho está relacionado à nossa inquietação como docente de Língua Portuguesa, especialmente no que diz respeito às formações para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O Saeb, desde sua criação, tem sido uma ferramenta importante para a avaliação sistemática da educação básica no Brasil. A principal abordagem da prova está na leitura e o objeto de estudo é a compreensão de textos. Constatou-se que o SAEB tem influenciado diversas decisões e práticas escolares.Com a experiência adquirida ao longo dos anos em sala de aula, percebemos a variedade de desafios que os docentes enfrentam ao preparar e conduzir os alunos para este tipo de avaliação. Diante deste problema, essa pesquisa tem como objetivo principal analisar de que forma a semântica lexical aparece nos simulados do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA). Para isso, selecionamos como objetivos específicos realizar uma pesquisa investigativa das abordagens da semântica lexical nos descritores de Língua Portuguesa do nono ano; explorar como a semântica influencia a interpretação de frases e textos; desenvolver uma proposta didática a partir das abordagens da semântica lexical para ser aplicada nas formações dos professores do nono ano de ensino fundamental II, a partir da diagnose feita com a análise dos materiais selecionados para a pesquisa. Considerando que o estudo da semântica lexical em sala de aula fornece aos alunos uma compreensão mais profunda sobre como as palavras adquirem significado e como essa significação varia de acordo com o contexto, levantamos a hipótese de que integrar a formação voltada para estudos em semântica lexical no ensino de Língua Portuguesa pode aprimorar significativamente o preparo dos alunos para avaliações de larga escala. Como procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa, de cunho documental, descritivo-interpretativista com enfoque bibliográfico. O aporte teórico principal constitui-se dos estudos desenvolvidos por Ilari e Geraldi (2005), Ferrarezi Jr, (2008) Castilho(2010) Biderman (2001) Müller e Viotti (2003) e para discutir as relações lexicais nos aprofundarem em Lyons(1979, Escarpinete e Ferraz (2015) entre outros. Nosso corpus é composto de dez questões que exploram a abordagem da Semântica Lexical nos simulados SEAMA. A análise de dados, nesses materiais, mostrou que a semântica lexical no ensino de Língua Portuguesa contribui no preparo dos alunos para o SAEB, desenvolvendo habilidades de interpretação textual, coesão e coerência. Com esta pesquisa, esperamos não apenas assegurar a importância dos estudos da semântica lexical nas salas de aula, mas também propor uma abordagem que integre esses estudos nas formações.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3784360 - JOSE WELLISTEN ABREU DE SOUZA
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Presidente - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ