CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: INGRID RAMIRA PAULINO SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID RAMIRA PAULINO SOARES
DATA: 20/12/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES EM LIBRAS: DO APRENDIZADO À APLICABILIDADE EM SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: docentes; formação continuada; interação; Libras; surdos.
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A aquisição de uma língua surge como forma de oportunizar os sujeitos para conhecerem, não apenas uma outra língua, mas a cultura daquele povo. Quando pensamos nos estudantes surdos, aprender Libras é proporcionar condições para que esses sujeitos tenham meios de permanecerem na escola, e assim eles possam ter acesso aos conhecimentos das várias ciências com o apoio de sua língua e assim possam construir sentidos a partir de novos conhecimentos para seu desenvolvimento intelectual. Neste sentido, propomos realizar uma investigação com os docentes da área de linguagem do ensino médio, para sabermos o que esses profissionais conhecem da Libras, para a partir disso, promovemos uma formação continuada em LIBRAS para os professores de sala regular, como forma de contribuir com as práticas inclusivas a partir de metodologias de ensino que contemplem os estudantes surdos em seu processo de ensino-aprendizagem. Como objetivo principal, promover uma formação continuada em LIBRAS para os professores da sala regular para práticas inclusivas como forma de contribuir com sua metodologia de ensino e assim contemplar os estudantes surdos em seu processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo em que verificamos como o curso de formação pode auxiliar o desenvolvimento dos estudantes surdos. Com relação à metodologia, quando pensamos em uma pesquisa na área da educação, optamos por realizar o estudo de base qualitativa e quantitativa. Pois, se trata de uma pesquisa-ação, a qual foi desenvolvida com os professores da área de Linguagens da Escola Estadual João Tibúrcio, localizada na cidade de Goianinha/RN. A intervenção consistiu na oferta de uma formação continuada em Libras para os docentes de Linguagens é essencial que esses profissionais estejam capacitados para oferecerem uma educação de qualidade e equidade. Como base teórica, a pesquisa ancora-se nas considerações de Bortoni-Ricardo (2008), sobre associar o trabalho de pesquisa a seu fazer pedagógico; Imbernón (2001), abordagens sobre formação docente e profissional; Kenedy (2021), Chomsky (1978), Leite (2014) e Silva (2020), com abordagens acerca dos estudos linguísticos. Como resultado de nossa pesquisa, verificamos que diante dos dados da pesquisa, o que podemos refletir é que, para que uma escola seja um espaço de inclusão, precisa que esse cenário seja composto por sujeitos capazes de garantir que todos os estudantes sejam incluídos nas atividades ofertadas durante o processo de escolarização. No Apêndice D, apresentamos o Guia Didático, como resultado desta pesquisa. Essa intervenção, surgiu como resultado das análises da pesquisa e é uma proposta pedagógica que esperamos contribuir com o processo educacional dos estudantes surdos e com as práticas pedagógicas dos docentes.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Presidente - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Interno - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA