CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RILTON DE CARVALHO VIANA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RILTON DE CARVALHO VIANA
DATA: 30/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: Pedagogia da variação linguística: subsídios para uma prática docente plural e inclusiva em uma escola cidadã integral do município de Aguiar-PB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua Portuguesa, Pedagogia da Variação Linguística, Formação de Professores.
PÁGINAS: 110
RESUMO: Esta pesquisa investigou o nível de familiaridade das professoras de Língua Portuguesa de uma escola participante do programa Escola Cidadã Integral, situada no município de Aguiar-PB, com a Pedagogia da Variação Linguística, além de analisar as implicações desse conhecimento em sua prática pedagógica. Para isso, foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: aplicação de um questionário, realização de uma entrevista coletiva e análise de livros didáticos adotados pela escola. Os resultados mostraram que, embora as docentes apresentassem algum conhecimento teórico sobre a variação linguística, enfrentavam desafios em sua aplicação prática, principalmente devido à ausência de formações continuadas voltadas para o tema. A análise dos livros didáticos adotados pelas profissionais revelou abordagens diversas: enquanto alguns materiais apresentavam a variação linguística de maneira conceitual e aplicada, outros a tratavam de forma pontual e introdutória, limitando o desenvolvimento de uma visão mais crítica e reflexiva. Além disso, constatou-se que a percepção dos docentes sobre os livros é influenciada por suas formações e experiências pessoais. Diante dessas lacunas, foi proposta e executada uma intervenção pedagógica baseada em oficinas formativas, com o objetivo de aprofundar o conhecimento das referidas professoras sobre a variação linguística e oferecer estratégias práticas para sua abordagem em sala de aula. As oficinas mostraram-se frutíferas, uma vez que promoveram momentos de reflexão crítica e troca de experiências entre as docentes, possibilitando uma compreensão mais ampla do fenômeno e o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais alinhadas a uma educação linguística plural e inclusiva.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2349477 - FRANCISCO EDUARDO VIEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - GLÁUCIA RENATA PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA