CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: POLIANA RIBEIRO DOS SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLIANA RIBEIRO DOS SANTOS
DATA: 25/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA ATRAVÉS DAS CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: educação infantil; consciência fonológica; cantigas de roda; oralidade.
PÁGINAS: 75
RESUMO: O presente trabalho investigou, por meio de cantigas de roda, o desenvolvimento da consciência fonológica das crianças da Educação Infantil. É um estudo de natureza aplicada de abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a observação participante, a pesquisa ação e o estudo de caso. Foi desenvolvido com crianças entre 3 e 4 anos da turma do infantil IV pertencentes a uma creche da rede pública municipal da cidade de Cabedelo - PB. Para atingir nosso objetivo, investigamos quais cantigas de roda são de conhecimento prévio das crianças, mapeando os níveis de consciência fonológica e as principais dificuldades para o desenvolvimento fonológico desse público. Propusemos, então, uma sequência de atividades para diminuir as dificuldades mapeadas, buscando fortalecer na oralidade, uma base fonológica que fundamentará o processo futuro de aquisição da leitura e escrita. A proposta de intervenção didática constou de atividades que promovem o desenvolvimento da consciência fonológica e, consequentemente, o desenvolvimento oral, a partir das rimas e das aliterações encontradas nas cantigas de roda. Por fim, avaliamos se houve um desenvolvimento significativo da consciência fonológica, que foi explicitado no relato da proposta de intervenção. Para dar embasamento teórico a este trabalho, foram fundamentais os estudos desenvolvidos por Vigotski (1984), Marcuschi (2004), Cardoso-Martins (1991), Cristófaro-Silva (2003), Capovilla e Capovilla (2010-2011), Callou e Leite (2009), Lamprecht (2009) e Adams; Foorman; Lundberg; Beeler (2006), os quais embasaram nossa concepção sobre aprendizagem, oralidade e consciência fonológica. A partir dos resultados deste estudo, ressignificamos o processo de ensino-aprendizagem, refletindo sobre a nossa prática em sala de aula.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANILDA COSTA ALVES
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE