CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ADNA VILMA DE LEMOS MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADNA VILMA DE LEMOS MOURA
DATA: 11/07/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: O GÊNERO VÍDEO DE ANIMAÇÃO: APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO DA LÍNGUA INGLESA POR CRIANÇAS AUTISTAS
PALAVRAS-CHAVES: autismo; vocabulário em inglês; atenção conjunta; vídeo de animação; educação bilíngue.
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Diante do crescente número de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) inseridas em contextos escolares bilíngues denota-se a necessidade urgente de discutir sobre o tema. Por tanto, esta pesquisa qualitativa, de tipo ação, foi baseada em um estudo de caso e teve como objetivo analisar a influência do processo de atenção conjunta na aprendizagem de vocabulário da língua inglesa por crianças autistas, a partir de uma proposta didática baseada no gênero vídeo de animação. A intervenção pedagógica, gravada em vídeo, foi realizada em uma turma do Infantil 3 (faixa etária de 5 anos), em uma escola privada bilíngue do município de João Pessoa, envolvendo 19 crianças, das quais duas apresentavam diagnóstico de TEA. A proposta consistiu em cinco aulas elaboradas com base em um episódio específico do desenho Dora, a Aventureira, cuja estrutura interativa favorece o engajamento por meio de perguntas diretas, pausas estratégicas e uso de elementos visuais e sonoros. A análise dos dados, com enfoque em 30 cenas de atenção conjunta — especialmente nos momentos de olhar compartilhado e verbalização conjunta —, foi sustentada por contribuições teóricas de Tomasello (1999), Gómez e Terán (2016), Cavalcante (2022) e Costa Filho (ano), e revelou que tais ações foram determinantes para a aprendizagem dos itens lexicais em inglês. As estratégias de mediação adotadas pela pesquisadora, como uso de imagens estáticas, repetição de vocabulário, estímulo ao contato visual e atividades com objetos concretos, contribuíram para a manutenção da atenção conjunta e engajamento comunicativo. Os resultados indicam que uma das crianças demonstrou a aprendizagem de cinco palavras em inglês, enquanto o outro infante apresentou avanços mais discretos, com aumento do engajamento atencional, embora com menor produção oral na língua adicional. O estudo concluiu que o uso pedagógico do vídeo de animação, quando aliado a práticas que favorecem a atenção conjunta, pode ser um recurso potente no ensino de vocabulário da língua inglesa para crianças com o transtorno, promovendo não apenas a inclusão, mas também o desenvolvimento de habilidades linguísticas e sociocognitivas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo à Instituição - JOSE MOACIR SOARES DA COSTA FILHO