CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO EDSON DE FREITAS LOPES
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO EDSON DE FREITAS LOPES
DATA: 14/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: MULTIMODALIDADE E PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA: PROMOVENDO A LEITURA MULTIMODAL CRÍTICA A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS DO HUMOR
PALAVRAS-CHAVES: Livro didático. Multimodalidade. Humor. Leitura. Formação docente.
PÁGINAS: 179
RESUMO: O avanço das tecnologias digitais em nosso cotidiano tem desencadeado a necessidade de uso de uma diversidade de modos e signos representacionais que interferem na leitura e produção de informações em nossa sociedade. Os recursos multimodais vêm sendo amplamente utilizados em nossas interações, tanto fora quanto dentro da escola e precisam ser interpretados e compreendidos de forma significativa. Tal realidade tem contribuído para o surgimento de novas discussões sobre a concepção de leitura e de múltiplos letramentos, visto que esse caráter multimodal, constantemente presente em nossas atuações sociais, acaba sendo negligenciado em sala de aula no trabalho com os livros didáticos e gêneros textuais. Textos autênticos e multissemióticos dispostos, a exemplo dos gêneros do humor, por vezes são tratados como figurativos e secundários (Oliveira, 2006), inviabilizando uma abordagem para além do livro didático como um recurso pedagógico, uma perspectiva transdisciplinar e crítica. Desse modo, essa pesquisa tem como objetivo principal investigar, a partir dos gêneros textuais do humor, a abordagem de multimodalidade por meio do olhar ao livro didático da coleção English vibes for Brazilian learners (2020), adotado por professores de língua inglesa do Ensino Médio da rede pública estadual da Paraíba, a fim de propor, a partir dos resultados, um caderno pedagógico com questões que orientem uma abordagem multimodal crítica na leitura desses textos nas aulas de língua inglesa. A fundamentação teórica se encontra no campo da Linguística Aplicada, afiliada à teoria da semiótica social e aos conceitos propostos pela abordagem da multimodalidade (Kress e van Leeuwen, 2006); à Pedagogia dos Multiletramentos representada pelo Grupo de Nova Londres (2000) e ao modelo Show me proposto por Callow (2006, 2008, 2013), cujas discussões estão centradas no desenvolvimento do letramento multimodal crítico a partir da leitura analítica de textos que dispõem de diversos modos semióticos. Além disso, são fundamentais as discussões de Marcuschi (2003, 2005, 2006, 2008, 2010, 2011), Bazerman (2005, 2011, 2020), Carmelino (2014, 2022) quanto a gêneros textuais, textos da esfera do humor e leitura crítica respectivamente. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, caracterizada como intervenção pedagógica, de cunho descritivo e interpretativista quanto aos procedimentos de análise. O corpus da pesquisa compreende textos do gênero humor (especificamente o cartum) dispostos nas seções de leitura/compreensão textual (Getting Started e Reading Comprehension), nas unidades em que se apresentam (1, 3 e 5) bem como a abordagem pedagógica de pré-leitura, leitura e pós-leitura realizada por meio das questões. Os instrumentos de coleta e análise de dados são questionários diagnósticos aplicados aos professores participantes; lista de checagem/análise multimodal dos textos escolhidos como recorte; lista de checagem/análise multimodal da abordagem das atividades com base nos textos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1911533 - HERICA PAIVA PEREIRA
Presidente - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE
Externo ao Programa - 3574937 - THIAGO MAGNO DE CARVALHO COSTA