CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ALDENICE AUXILIADORA DE OLIVEIRA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDENICE AUXILIADORA DE OLIVEIRA
DATA: 11/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Multimídia C - CCHLA/UFPB
TÍTULO: DAS LENDAS INDÍGENAS AOS QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Narrativas indígenas; Retextualização; História em quadrinhos
PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A presente dissertação é resultado de uma intervenção pedagógica estruturada em esquema de oficinas que foram aplicadas a uma turma de estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais - de uma Escola Municipal de João Pessoa/PB como forma de promover o conhecimento sobre narrativas indígenas, propiciando sua devida valorização. Por isso, nosso trabalho se orientará buscando responder o questionamento: De que modo é possível desenvolver um trabalho de valorização da cultura indígena em sala de aula de Língua Portuguesa, promovendo, em contínuo, o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental?A referida pesquisa tem como objetivo geral propor um caminho para o trabalho com a retextualização do gênero lenda indígena em História em Quadrinhos (HQs) com vias ao desenvolvimento da competência leitora e escrita dos alunos do 5o ano do ensino fundamental dessa escola e, em expansão de outros espaços educacionais, em favor do letramento multicultural. Para dar conta
desse intento, temos como objetivos específicos: a. diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos através da discussão sobre os gêneros Lendas e História em Quadrinhos; b. apresentar os gêneros Lendas e Histórias em quadrinhos de modo sistemático para conhecimento do material textual estruturante; c. realizar a retextualização do gênero lenda para o gênero HQs mediante a utilização de sequência didática estruturada; e d. compilar as atividades desenvolvidas e realizadas nessa sequência para servir como material de apoio aos interessados nessa prática. Com esta pesquisa, buscamos a ampliação das habilidades relacionadas ao sistema de leitura, além do estímulo à autonomia e ao domínio linguístico diante das produções de HQs. Para o referido estudo, embasamo-nos, principalmente, nos aportes teóricos de Soares (1998, 2021), Antunes (2005), Bakhtin (1992, 2011), Marcuschi (2001, 2008, 2010) e Geraldi (1993) no tocante às questões de gênero. Para a formação do leitor, apoiamo-nos em Cosson (2007), Solé (1998) e Zilberman (2003). No que se refere à formação do leitor multicultural, utilizamos as contribuições de Munduruku (2020), Graúna (2013), Potiguara (2019), Thiél (2006, 2013), Krenak (2015), dentre outros teóricos renomados que se dedicam às referidas áreas do conhecimento, bem como das diretrizes da Base
Nacional Comum Curricular BNCC (BRASIL, 2018) e de outros documentos de base nacional. No tocante à metodologia, a pesquisa é qualitativa, baseando-se em Bardin (2016), Prodanov e Freitas (2013), sendo uma pesquisa-ação, ancorada na Linguística Aplicada (LA), conforme Menezes (2009). Para o levantamento dos dados em defesa do material pedagógico elaborado, utilizamos as produções escritas dos estudantes na diagnose, as quais nos forneceram, outrossim, os subsídios necessários para elaborarmos e executarmos as etapas da oficina. Essas etapas foram motivadas por textos da esfera literária e envolveram a interdisciplinaridade, culminando na construção de um instrumento didático. Com relação aos resultados do presente estudo, ressaltamos que houve evoluções expressivas e significativas, tanto no desenvolvimento da leitura quanto da escrita dos estudantes, conforme demonstrado pelos dados da avaliação de leitura e pela produção dos gêneros HQs. Isso comprova os benefícios dos textos da esfera literária para o desenvolvimento da habilidade de leitura e, consequentemente, dos níveis de escrita. Como produto da pesquisa, temos a estruturação de estratégias metodológicas utilizadas para desenvolver as habilidades dos alunos em sala de aula compiladas em um caderno pedagógico. Ademais, apresentamos as dez produções dos alunos, no caso, as histórias em quadrinhos, frutos da retextualização das lendas indígenas, embasando, assim, nosso resultado analítico.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Interno - 2423105 - JOSETE MARINHO DE LUCENA
Presidente - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE