CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISÂNGELA ALVES PASSOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISÂNGELA ALVES PASSOS
DATA: 28/08/2025
HORA: 19:00
LOCAL: GoogleMeet
TÍTULO: LETRAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA DE COMBATE À DESINFORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos, Letramento crítico, Desinformação.
PÁGINAS: 72
RESUMO: O avanço da tecnologia tem influenciado diretamente o processamento e a divulgação de informações na sociedade atual. Contudo, essa situação tem gerado uma enorme preocupação no que diz respeito à disseminação de desinformação. Considerando que os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mesmo em processo de desenvolvimento da leitura e escrita, estão imersos à desinformação através das redes sociais por meio de textos escritos, imagens, vídeos ou áudios e que são vulneráveis à sua propagação, a presente pesquisa tem por objetivo promover o letramento crítico de uma turma da EJA de uma escola pública municipal de Fortaleza a partir de uma intervenção didática. A proposta consiste na realização de oficinas, nas quais os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de leitura crítica, envolvendo intenções ideológicas, a identificação de pistas contextuais, análise de fontes, impactos sociais e produção de conteúdo confiável, utilizando como base as informações que circulam em grupos de whatsapp e outras plataformas digitais. Em termos metodológicos, realizaremos uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa de caráter exploratório guiadas pelos estudos de Paiva (2019), Bortoni-Ricardo (2008) e Thiollent (1986). Espera-se que essa iniciativa contribua para a formação integral dos estudantes, promovendo o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas, do pensamento crítico e da responsabilidade social. Como bases teóricas, destacam-se estudos relativos à normatização da aprendizagem (Brasil, 2018; Brasil, 1996); ao histórico da EJA (Bezerra, 2017; Beleza; Nogueira, 2020), às diretrizes curriculares (DCRFOR, 2024); ao fenômeno da desinformação (Sargentini; Carvalho, 2021; Wardle, 2020; Alves; Maciel, 2020; Komesu; Alexandre; Silva, 2020; Legroski, 2020; Leurquin; Leurquin, 2021); à análise de textos (Antunes, 2010); e ao letramento crítico (Soares, 2009; Freire, 1989; Lima; Neto, 2022; Kleiman, 2020). A pesquisa será desenvolvida com 20 participantes, matriculados na Educação de Jovens e Adultos do primeiro segmento em Fortaleza - CE. Para geração de dados, utilizaremos uma atividade diagnóstica (AD), uma intervenção didática realizada a partir de seis oficinas pedagógicas e uma atividade final (AF). A pesquisa será desenvolvida com 20 participantes, matriculados na Educação de Jovens e Adultos do primeiro segmento em Fortaleza - Ce. Para geração de dados, utilizaremos uma atividade diagnóstica (AD), uma intervenção didática realizada a partir de seis oficinas pedagógicas e uma atividade final (AF). O produto educacional resultante desta pesquisa consistirá em uma cartilha pedagógica voltada a professores da EJA, contendo conceitos essenciais sobre desinformação e estratégias pedagógicas capazes de promover o letramento crítico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES
Interno - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Externo à Instituição - RODRIGO ALBUQUERQUE PEREIRA