CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: SOLANGE OLIVEIRA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SOLANGE OLIVEIRA FERREIRA
DATA: 29/08/2025
HORA: 15:00
LOCAL: GoogleMeet
TÍTULO: ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICO-COGNITIVAS DA PUBLICIDADE INFANTIL NO YOUTUBE: O PAPEL DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DA LEITURA CRÍTICA
PALAVRAS-CHAVES: Publicidade infantil digital; Semântica de frames; Leitura crítica.
PÁGINAS: 34
RESUMO: A presente pesquisa investiga as estratégias linguístico-cognitivas da publicidade infantil digital veiculada em vídeos do canal “Maria Clara & JP” no YouTube, com foco na atuação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na formação da leitura crítica midiática. O estudo parte da constatação de que crianças, além de consumidoras, são produtoras de discursos publicitários, o que torna a linguagem publicitária mais naturalizada e inserida em contextos escolares e familiares. A partir da Semântica de Frames, da teoria dos multiletramentos e do discurso publicitário digital, são analisadas as formas como os produtos são apresentados por influenciadores mirins e como esses sentidos são ativados por meio de narrativas híbridas que articulam consumo, afeto e aprendizagem. Utilizando abordagem qualitativa, com análise de dois vídeos, a pesquisa identifica a ativação de frames, além de estratégias linguísticas como verbos no imperativo, elogios e vinculação entre produto e solução de problema. A análise demonstra como essas estruturas impactam o comportamento de consumo das crianças e desafiam a prática pedagógica tradicional. Como proposta de intervenção, será produzido um e-book didático para apoiar professores no ensino da leitura crítica da publicidade digital, com base nos multiletramentos e nas diretrizes da BNCC. A pesquisa busca, assim, promover o desenvolvimento de competências críticas e éticas no ensino de Língua Portuguesa, contribuindo para uma educação mais alinhada à realidade midiática contemporânea.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES
Interno - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Externo à Instituição - MONICA FONTENELLE CARNEIRO