CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA CARMENIA QUINTO DE PAULA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA CARMENIA QUINTO DE PAULA
DATA: 05/11/2025
HORA: 18:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: Práticas de leitura e escrita de poesia no 2º ano do ensino fundamental: estratégias de alfabetização
PALAVRAS-CHAVES: Letramento. Poesia. Consciência Fonêmica
PÁGINAS: 78
RESUMO: A presente pesquisa propõe articular a teoria linguística às práticas pedagógicas voltadas ao letramento de crianças do 2º Ano do Ensino Fundamental, tomando a escrita poética como estratégia didática significativa, inclusiva e prazerosa. Fundamentada na teoria sociointeracionista de Vigotsky (2003), a investigação compreende o uso da poesia na sala de aula (Pinheiro, 2023, 2024) como instrumento mediador do desenvolvimento das funções psicológicas superiores, promovendo o aprendizado por meio de interações sociais e culturais (Goldstein, 1999). Parte-se do reconhecimento de que as práticas de leitura e escrita não são uniformes, mas socialmente situadas, exigindo, portanto, abordagens pedagógicas contextualizadas e sensíveis às realidades dos estudantes. Assim, o letramento (Soares, 2018) é concebido não apenas como domínio técnico da leitura e da escrita, mas como prática social e cultural que potencializa a formação cidadã e o desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa estrutura-se em três capítulos: o primeiro analisa o conceito de letramento (Soares, 2015) e sua presença em documentos oficiais brasileiros, como a BNCC (2018) e os PCN (1998), destacando desafios e possibilidades de sua implementação; o segundo discute o desenvolvimento infantil nos Anos Iniciais à luz da teoria vigotskiana, enfatizando a importância da mediação e da linguagem no processo de aprendizagem; e o terceiro apresenta práticas pedagógicas de letramento com foco na leitura e produção de poesias, evidenciando a consciência fonêmica como base para o sucesso da alfabetização. A metodologia combina pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, visando fundamentar teoricamente a elaboração de uma proposta pedagógica materializada em um caderno didático. A hipótese que orienta o estudo sustenta que a escrita poética pode favorecer o engajamento, a motivação e a criatividade das crianças, ampliando suas habilidades de leitura e escrita. Além disso, o envolvimento das famílias e da comunidade escolar é considerado essencial para consolidar o letramento como prática social transformadora no contexto da Educação Básica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Interno(a) - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Externo(a) ao Programa - 1384268 - SILVANNA KELLY GOMES DE OLIVEIRA