CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE) 
			 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA  
			
			
			
			  	- Telefone/Ramal
- 
			  		
					
						Não informado
					
			  	
 
		
	 
							
	Notícias
	
	
	
		
Banca de QUALIFICAÇÃO: WUILIANS JONYS TAVARES GABI
		
		
		 Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 
 DISCENTE: WUILIANS JONYS TAVARES GABI
 DATA: 10/03/2022
 HORA: 14:00
 LOCAL: Ambiente Virtual
 TÍTULO: A FERRAMENTA VIRTUAL VOCAROO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
 PALAVRAS-CHAVES: Letramento; Letramento digital; FVNexA; TDIC; Vocaroo.
 PÁGINAS: 60
 RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo apresentar a ferramenta vocaroo como suporte
pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa na esfera do ensino básico.
Primeiramente, abordamos a oralidade em seu uso cotidiano, evidenciando suas
características subjetivas e importância para a comunicação humana à luz de Marcuschi
(2010) e Carvalho e Ferrarezi Jr (2018). Em seguida, discutimos sobre a oralidade em
termos descritivos segundo preceitos de Flannery (2015) e Heine (2002). Apresentamos,
ainda, o papel da oralidade dentro de um esquema conversacional, conforme Flannery
(2015). Trazemos a oralidade enquanto fenômeno observável, por meio da observação
da modalidade de língua oral. Refletimos, também, sobre o Letramento Digital com base
em Coscarelli (2016), Moran (2013), Rojo e Moura (2019) e Soares (2002) e sobre as
Ferramentas Virtuais não Exclusivas à Aprendizagem  FVNexA (MATOS, 2020). Nesse
sentido, a ferramenta vocaroo é observada, dentro das suas possibilidades, enquanto
ItemNet (MATOS, 2020) suscetível à intervenção do agente (docente). Quanto à
metodologia, a pesquisa envolveu o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência
didática com base no uso da ferramenta vocaroo destinada ao ensino de Língua
Portuguesa para alunos do 7° ano de uma escola púbica. Os resultados parciais mostram
que a ferramenta vocaroo se mostrou um excelente suporte para o ensino do conteúdo
linguístico pontuação, além de proporcionar o letramento digital dos alunos. Também
concluímos que a ferramenta vocaroo foi capaz de transformar-se em uma FVNexA,
através da atuação do agente docente.
 MEMBROS DA BANCA: 
Presidente - 1736309 - DENILSON PEREIRA DE MATOS
Externo à Instituição - FÁBIA SOUSA DE SENA COSTA
Interno - 1972503 - RAQUEL BASILIO DA CUNHA DIAS DE MELO