PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOSIANE BARBOSA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIANE BARBOSA PEREIRA
DATA: 23/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS HABILIDADES LEITORAS
PALAVRAS-CHAVES: Proficiência leitora; Sequência Didática; Gênero instrucional; sociointeracionismo.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O ensino da leitura continua sendo um desafio em escolas de todo o Brasil. Com base nesse dado, esta pesquisa tem o objetivo análisar as implicações do desenvolvimento de uma Sequência Didática de leitura embasada na teória de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com dois alunos de uma turma de 4o ano, de uma escola da rede de ensino de João Pessoa/PB. Na reflexão, é possível compreender melhor as dificuldades inferenciais que interferem na proficiência leitora e encontrar práticas para interferir nesse processo de desenvolvimento de leitura de alunos que chegam ao 4o_ano do ensino fundamental sem as habilidades leitoras adequadas para esta serie de ensino. Como base teórica destacamos alguns estudos de: Kleiman (2002), Solé (1987/2014), Antunes (2009) e Marcuschi (2011). Metodologicamente, partimos de uma concepção sociointeracionista de leitura, em consonância com a Base Nacional Comum curricular (BNCC, 2017) que define o conjunto de aprendizagens para o ensino no país. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida com uma turma do 4o ano, composta por 26 alunos de uma escola da rede de municipal de João Pessoa/PB, mas para efeito de pesquisa anlisaremos os dados fornecidos por 02 alunos, através de uma Sequência Didática com o gênero textual manual de instrução aplicada em cinco momentos, visando à identificação de inferências que interferem na construção da leitura e à análise do impacto dessa atividade na nossa formação docente. Pudemos constatar como a Sequência Didática de leitura que se utiliza da estrutura dos gêneros textuais, aliados à prática intermédiadora do docente podem contribuir para a superação das dificuldades relacionadas à leitura, atraves da interação com seus pares, resultados estes que acabam refletindo em outros campos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Externo à Instituição - SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDÃO