CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIRMA ALEXIANE FARIAS SENA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAIRMA ALEXIANE FARIAS SENA DE LIMA
DATA: 09/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: A Lei Federal Nº 10.639/03: uma reflexão sobre a formação e prática docente em uma escola pública de ensino médio da rede estadual de Pernambuco.
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Formação continuada de professores. História afro-brasileira. Educação antirracista.
PÁGINAS: 96
RESUMO: Estamos em 2024, há mais de duas décadas a Lei 10.639 foi sancionada. Criada para mudar o padrão hegemônico vigente, quebrar o silêncio e apresentar uma nova visão da história que durante décadas deslegitimou a cultura das populações africanas e afro- brasileiras e invisibilizou o povo negro. Capacitar os docentes para repensar novas práticas pedagógicas antirracistas pautadas na Lei 10.639 é um dever real dos sistemas educacionais. Compreendemos que para implementação eficaz dessa lei é necessário que haja políticas públicas que deem aporte legal para a efetiva implantação da lei. No cenário da educação básica no estado de Pernambuco, sobretudo no que se refere ao ensino médio, estão sendo oferecidas e disponibilizadas formações para docentes que buscam despertar a consciência da relevância histórica do legado afro-diaspórico e visam o cumprimento da legislação. Assim, o objetivo deste estudo é refletir sobre as contribuições e os desafios do curso de formação continuada para os docentes da Escola de Referência em Ensino Médio Padre Nércio Rodrigues, que é uma escola pública de ensino médio da rede estadual de Pernambuco, para promover e incentivar a aplicabilidade da Lei 10.639/2003 oportunizando o ensino de história e de cultura africana e afro-brasileira nas práticas pedagógicas do cotidiano escolar.ar . Quanto ao aporte teórico, o trabalho está norteado a partir da literatura no que tange à formação de professores, esse trabalho está pautado em Rocha (2011); Candau (2016); Libâneo (2016); Kaefer (2017); Costa (2018) e outros. Optou-se por uma pesquisa interpretativa com caráter qualitativo por ter uma variedade de métodos que podem ser utilizados para compreender fenômenos sociais em contextos específicos, como o âmbito escolar, contribuindo, dessa forma, para desenvolver a diversidade cultural e a conscientização de uma educação antirracista.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2439292 - EDJANE GOMES DE ASSIS
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Externo à Instituição - LUANA ANASTÁCIA SANTOS DE LIMA