CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO MOREIRA FIGUEIREDO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO MOREIRA FIGUEIREDO DE SOUSA
DATA: 20/09/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: RESGATE DE PRÁTICAS LINGUÍSTICAS ESCOLARES: CONSTRUINDO MEMÓRIAS
PALAVRAS-CHAVES: Memórias. Ações de letramentos. Práticas exitosas.
PÁGINAS: 92
RESUMO: A escola é, muitas vezes, palco de eventos de letramentos importantíssimos, que marcam, de uma maneira particular, a comunidade escolar, mas que, por motivos diversos, com o passar do tempo somem de nossa memória. Diante desse fato, o objetivo principal desta pesquisa será resgatar ações realizadas por meio de projetos desenvolvidos pelos estudantes do ensino médio, na escola pública ECIEEFM Monsenhor Manoel Vieira, localizada na cidade de Patos-PB, pertencente à rede paraibana, para compreender o alcance dessas ações e salvaguardar memórias de práticas escolares exitosas. Como objetivos específicos destacamos: 1- reconstruir as principais estratégias pedagógicas implementadas em ações de letramentos; 2) - entrevistar dois estudantes, que participaram de ações de letramento, para compreender o alcance dessas vivências para vida pós ensino médio; 3-construir um acervo com práticas exitosas, para fomentar a preservação de boas práticas na história da escola. Nesse percurso, fundamentamos nosso trabalho no artigo de Cacilda Lages Oliveira (2006), Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos na Educação Básica, nas teorias de Masson, Miranda, Munho Jr, & Castanheira, (2012); na aprendizagem significativa baseada em projetos de MOREIRA (2011), as construções teóricas de Ferdinand Saussure, Michel de Montaigner (2000), Milhai Baktin (2016), Luiz Antõnio Marchuschi (2005); HUNTER (2009) a essência da liderança, e as orientações da BNCC “As Juventudes e o ensino Médio”. Metodologicamente, reconstruiremos as etapas do projeto, entrevistaremos quatro alunos, um professor, um coordenador e mãe de ex-aluna através de questionários para descobrir se ações de letramentos repercutiram após a vivência na escola. Todos os participantes da pesquisa atuaram ativamente nos projetos pedagógicos: “Mercadillo Sostenible o e adota Patos e “Mercadillo Sostenible: e Amigas do Bem”, desenvolvido por nós. Esperamos que o resgate de memórias de práticas exitosas em escola concorra para a escrita de uma nova escola, ou seja, que a história de uma escola não se resuma à sua estrutura física e aos seus professores, mas se estenda às boas práticas desenvolvidas ao longo do tempo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo ao Programa - 2583807 - MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE