CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JADE OONA RAMALHO BORGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JADE OONA RAMALHO BORGES
DATA: 26/09/2024
HORA: 19:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: REPLAY: O USO DA GAMIFICAÇÃO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA COMO ESTRATÉGIA PARA AQUISIÇÃO VOCABULAR
PALAVRAS-CHAVES: Gamificação; Ensino de língua inglesa; Aquisição vocabular.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A partir do acesso às tecnologias digitais telemáticas, o professor pode utilizar as novas tecnologias para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e alinhado ao cotidiano dos aprendizes que fazem parte da cultura digital. Uma forma de trazer a tecnologia para o contexto escolar é a utilização da linguagem dos jogos digitais através da gamificação do ensino, que envolve utilizar os elementos de mecânica, pensamento e design de jogos em contextos não relacionados aos jogos em si tendo em vista a motivação dos participantes (Leffa; Pinto (2014). Com essas considerações, este trabalho tem como cerne investigar como envolver e incentivar a aprendizagem da língua inglesa por meio de atividades gamificadas. A pesquisa envolveu quatorze alunos de uma turma do 8º ano de uma escola municipal de João Pessoa os quais foram submetidos a um pré-teste vocabular elaborado a partir do modelo VKS de Wesche e Paribakht (1997), antes de participarem de atividades gamificadas através das ferramentas Kahoot!, Quizlet, Genially, Lyrics Training e Gimkit. O pré-teste vocabular apontou que das 31 palavras-alvo, apenas 34.33% eram conhecidas pelos alunos. Após a intervenção com atividades gamificadas, constatamos um aumento percentual de 22.81% das palavras reconhecidas. Foi possível mensurar um ganho real na aquisição de vocabulário por parte dos alunos. Os resultados melhoraram significativamente em relação à maioria dos itens lexicais testados e nenhum item registou uma regressão ao nível do pré-teste. Um ganho mais subjetivo foi uma alteração positiva na motivação. Ao se depararem com os resultados, os alunos puderam observar de maneira precisa os ganhos adquiridos no campo lexical ao compararem com o vocabulário que tinham no início da unidade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Interno - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Presidente - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA