CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: JADE OONA RAMALHO BORGES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JADE OONA RAMALHO BORGES
DATA: 26/09/2024
HORA: 19:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: REPLAY: O USO DA GAMIFICAÇÃO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA COMO ESTRATÉGIA
PARA AQUISIÇÃO VOCABULAR
PALAVRAS-CHAVES: Gamificação; Ensino de língua inglesa; Aquisição vocabular.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A partir do acesso às tecnologias digitais telemáticas, o professor pode utilizar as novas
tecnologias para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e
alinhado ao cotidiano dos aprendizes que fazem parte da cultura digital. Uma forma de
trazer a tecnologia para o contexto escolar é a utilização da linguagem dos jogos
digitais através da gamificação do ensino, que envolve utilizar os elementos de
mecânica, pensamento e design de jogos em contextos não relacionados aos jogos em
si tendo em vista a motivação dos participantes (Leffa; Pinto (2014). Com essas
considerações, este trabalho tem como cerne investigar como envolver e incentivar a
aprendizagem da língua inglesa por meio de atividades gamificadas. A pesquisa
envolveu quatorze alunos de uma turma do 8º ano de uma escola municipal de João
Pessoa os quais foram submetidos a um pré-teste vocabular elaborado a partir do
modelo VKS de Wesche e Paribakht (1997), antes de participarem de atividades
gamificadas através das ferramentas Kahoot!, Quizlet, Genially, Lyrics Training e
Gimkit. O pré-teste vocabular apontou que das 31 palavras-alvo, apenas 34.33% eram
conhecidas pelos alunos. Após a intervenção com atividades gamificadas, constatamos
um aumento percentual de 22.81% das palavras reconhecidas. Foi possível mensurar
um ganho real na aquisição de vocabulário por parte dos alunos. Os resultados
melhoraram significativamente em relação à maioria dos itens lexicais testados e
nenhum item registou uma regressão ao nível do pré-teste. Um ganho mais subjetivo
foi uma alteração positiva na motivação. Ao se depararem com os resultados, os
alunos puderam observar de maneira precisa os ganhos adquiridos no campo lexical ao
compararem com o vocabulário que tinham no início da unidade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Interno - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Presidente - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA