CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MAIRMA ALEXIANE FARIAS SENA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAIRMA ALEXIANE FARIAS SENA DE LIMA
DATA: 30/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Virtual (https://meet.google.com/bnc-itpw-gsj)
TÍTULO: A Lei Federal Nº 10.639/03: uma reflexão sobre sua aplicabilidade em uma escola pública de Pernambuco.
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Formação continuada de professores. História afro-brasileira. Educação antirracista.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Há mais de duas décadas a Lei nº 10.639/2003 foi sancionada. Ela foi criada para mudar o padrão hegemônico vigente, quebrar o silêncio e apresentar uma nova visão da história que durante décadas deslegitimou a cultura das populações africanas e afro-brasileiras e invisibilizou o povo negro. Capacitar os docentes para repensar novas práticas pedagógicas antirracistas pautadas na Lei nº 10.639/2003 é um dever real dos sistemas educacionais. Compreendemos que para implementação eficaz dessa lei é necessário que haja políticas públicas que deem aporte legal para a efetiva implantação da mesma. No cenário da educação básica no estado de Pernambuco, sobretudo no que se refere ao ensino médio, estão sendo oferecidas e disponibilizadas formações para docentes que buscam despertar a consciência da relevância histórica do legado afro-diaspórico e visam o cumprimento da legislação. Assim, o objetivo deste estudo é refletir sobre as contribuições e os desafios do curso de formação continuada para os docentes da Escola de Referência em Ensino Médio Padre Nércio Rodrigues, uma escola pública de ensino médio da rede estadual de Pernambuco, para promover e incentivar a aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 oportunizando o ensino de história e de cultura africana e afro-brasileira nas práticas pedagógicas do cotidiano escolar. Quanto ao aporte teórico, o trabalho está norteado a partir da literatura no que tange à formação de professores. Optou-se por uma pesquisa interpretativa com caráter qualitativo por ter uma variedade de métodos que podem ser utilizados para compreender fenômenos sociais em contextos específicos, como o âmbito escolar contribuindo, assim, para desenvolver a diversidade cultural e a conscientização de uma educação antirracista. A partir desses resultados, elaboramos uma proposta pedagógica com o intuito de contribuir com os professores de língua portuguesa a elaborar propostas pedagógicas que abarquem esse tema. Proposta essa materializada em um caderno didático constituído por unidades temáticas por meio das quais propomos reflexões e ações voltadas para se cumprir o que estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais, promovendo a diversidade cultural e combatendo o racismo na sala de aula.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2439292 - EDJANE GOMES DE ASSIS
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Externo à Instituição - LUANA ANASTÁCIA SANTOS DE LIMA