CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO MOREIRA FIGUEIREDO DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO MOREIRA FIGUEIREDO DE SOUSA
DATA: 02/12/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: RESGATE DE PRÁTICAS LINGUÍSTICAS ESCOLARES: CONSTRUINDO MEMÓRIAS
PALAVRAS-CHAVES: Memórias. Ações de letramentos. Práticas exitosas.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A escola é, muitas vezes, palco de eventos de letramentos importantíssimos, que marcam, de uma maneira particular, a comunidade escolar, mas que, por motivos diversos, com o passar do tempo, somem de nossa memória. Diante desse fato, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar ações realizadas de projetos desenvolvidos pelos estudantes do ensino médio, na escola pública ECIEEFM Monsenhor Manoel Vieira, localizada na cidade de Patos-PB, pertencente à rede pública paraibana, para compreender o alcance dessas ações e salvaguardar memórias de práticas escolares exitosas. Como seus objetivos específicos, destacamos:1- reconstruir as principais estratégias pedagógicas implementadas em ações de letramentos; 2) – investigar relatos de pessoas pertencentes à comunidade escolar que participaram de ações de letramento nos projetos, para compreender o alcance dessas vivências para vida pós ensino médio e no cotidiano escolar; 3- construir um acervo com práticas exitosas, para fomentar a preservação de boas práticas na história da escola. Nesse percurso, fundamentamos nosso trabalho no artigo de Oliveira (2006), “Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos na Educação Básica”, nas teorias de Masson, Miranda, Munho Jr, & Castanheira, (2012); na aprendizagem significativa baseada em projetos de Moreira (2011), Montaigner (2000), Bakthin (2016), Marcuschi (2005); Hunter (2009), A essência da liderança, e as orientações da BNCC, “As Juventudes e o ensino Médio”(2016). Metodologicamente, reconstruímos as etapas do projeto e entrevistamos estudantes, um professor, um coordenador e a mãe de uma ex-aluna, para descobrirmos se ações de letramentos repercutiram após a vivência na escola. Todos os participantes da pesquisa atuaram ativamente nos projetos pedagógicos: “Mercadillo Sostenible o e Adota Patos” e “Mercadillo Sostenible e Amigas do Bem”, desenvolvidos por nós. Nossa pesquisa contribuiu significativamente para a construção de um acervo de letramentos linguísticos relevantes, proporcionando escrituras acerca da pedagogia de projetos incorporados às tecnologias voltadas para ações escolares com o uso de metodologias ativas, com a participação coletiva de toda a comunidade escolar, articulando o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, que, espontaneamente, se tornaram construtores do seu próprio saber, apresentando-se dentro do contexto escolar como cidadãos críticos, autônomos e competentes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo ao Programa - 2583807 - MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE