CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE FÁTIMA DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE FÁTIMA DA SILVA SANTOS
DATA: 29/11/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: LIBRAS E INCLUSÃO: ENSINO, INTERVENÇÃO E CADERNO PEDAGÓGICO A PARTIR DAS CONSIDERAÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA
PALAVRAS-CHAVES: Gênero textual, Sequência didática, Letramento crítico; LIBRAS; Inclusão.
PÁGINAS: 116
RESUMO: O presente trabalho, é resultante de uma proposta de intervenção a partir de uma Sequência Didática conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), em sua escola pública municipal do estado da Paraíba com ênfase na ampliação das capacidades linguísticas de discentes surdos na perspectiva da inclusão e nos perceitos da linguística aplicada. Fundamentamos nosso estudo em Bakhtin (1992, 2003, 2010); Marcuschi (2002, 2005,2008); Koch e Elias (2003, 2006, 2012, 2017); Antunes( 2002, 2003); Freire(1996) e na abordagem sobre a sequência didática apropriamo-nos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Consideramos ainda os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Base Nacional Curricular Comum (2018). Desenvolvemos uma sequência didática com 20 aulas, desenvolvidas em 04 eixos, que, por sua vez, serviram de base para construção do caderno pedagógico. Os resultados parciais do estudo, contribuíram para concluir que o planejamento a partir das realidades dos discentes, bem como ancorados na perspectiva da Linguística Aplicada e dos estudos em inclusão contribuem diretamente na ampliação das competências linguísticos-discursivas dos discentes envolvidos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Presidente - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Interno - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA