CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE FÁTIMA DA SILVA SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE FÁTIMA DA SILVA SANTOS
DATA: 29/11/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: LIBRAS E INCLUSÃO: ENSINO, INTERVENÇÃO E CADERNO PEDAGÓGICO A PARTIR DAS CONSIDERAÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA
PALAVRAS-CHAVES: Gênero textual, Sequência didática, Letramento crítico; LIBRAS; Inclusão.
PÁGINAS: 116
RESUMO: O presente trabalho, é resultante de uma proposta de intervenção a partir de uma Sequência
Didática conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), em sua escola pública municipal do
estado da Paraíba com ênfase na ampliação das capacidades linguísticas de discentes surdos na
perspectiva da inclusão e nos perceitos da linguística aplicada. Fundamentamos nosso estudo
em Bakhtin (1992, 2003, 2010); Marcuschi (2002, 2005,2008); Koch e Elias (2003, 2006,
2012, 2017); Antunes( 2002, 2003); Freire(1996) e na abordagem sobre a sequência didática
apropriamo-nos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Consideramos ainda os Parâmetros
Curriculares Nacionais (1998) e Base Nacional Curricular Comum (2018). Desenvolvemos
uma sequência didática com 20 aulas, desenvolvidas em 04 eixos, que, por sua vez, serviram
de base para construção do caderno pedagógico. Os resultados parciais do estudo,
contribuíram para concluir que o planejamento a partir das realidades dos discentes, bem
como ancorados na perspectiva da Linguística Aplicada e dos estudos em inclusão contribuem
diretamente na ampliação das competências linguísticos-discursivas dos discentes envolvidos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Presidente - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Interno - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA