CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ CRISTOVÃO MAIA LUCENA MARREIRO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CRISTOVÃO MAIA LUCENA MARREIRO
DATA: 04/04/2025
HORA: 09:00
LOCAL: SLA DE AMBIENTE VIRTUAL GOOGLE MEET
TÍTULO: LEITURA NA ESCOLA: ABORDAGEM APLICADA E INTERDISCIPLINAR NO
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA DISCURSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Interdisciplinaridade; Sociointeracionismo; Ensino Fundamental; Escola pública.
PÁGINAS: 82
RESUMO: Na presente pesquisa, buscamos integrar práticas de leitura de forma interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica do sociointeracionismo discursivo a fim de envolver o alunado de forma plena no processo de leitura no ambiente escolar. Dessa forma, este trabalho segue uma natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e quantitativa para termos meios de análises dos resultados obtidos. Assim, foi desenvolvido com 24 alunos do 4° ano, com idade entre 9 e 11 anos, regularmente matriculados na rede pública de ensino, no município de Pilõezinhos PB. Em busca dos nossos objetivos, utilizaremos metodologias que envolvam as disciplinas do currículo escolar com intuito de aproximar todos os discentes dessa prática, sobretudo para aqueles que ainda não possuem a fluência exigida de acordo com a idade e modalidade. A nossa proposta, então, foi produzida por meio de uma sequência de atividades centradas no ato de ler nos diversos espaços da escola considerando temas relevantes e gêneros textuais com os quais os participantes estão familiarizados. Ao final, fizemos uma análise para entender se houve desenvolvimento nas práticas leitoras e de letramento dos alunos a partir de suas participações e, ainda assim, como os procedimentos adotados podem contribuir na educação básica. Para tanto, utilizamos as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes Visuais, Geografia e História considerando gêneros textuais que supram e atendam aos nossos objetivos. Isso posto, utilizaremos como referências principais as teorias de Cosson (2020; 2022; 2023; 2023), Solé (2014), Bajour (2012), Bakhtin (1997), Neves et al (2000), Kleiman (2002), Antunes (2005), Koch e Elias (2006), Fiorin (2024), Leffa (1999), Antunes (2005; 2009; 2009), Lerner (2007), Machado (2005) entre outros, os quais serão fundamentais para o nosso embasamento teórico. A partir dos nossos resultados, poderemos refletir e até redefinir nossas práticas diárias em sala de aula a fim de promover uma educação reflexiva e crítica.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2439292 - EDJANE GOMES DE ASSIS
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Interno - 2423105 - JOSETE MARINHO DE LUCENA
Externo à Instituição - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES