CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: MARICÉLIA RIBEIRO JORGE
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARICÉLIA RIBEIRO JORGE
DATA: 24/04/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma virtual - Google Meet
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA: UM CLIQUE NA VOZ DO PROFESSOR PÓS-PANDEMIA
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente. Ensino. Tecnologias digitais. Pós-pandemia.
PÁGINAS: 107
RESUMO: A nova realidade conferiu inovação educacional a um setor que sempre resistiu aos eventos da mudança, visto que se tornou impossível voltar aos ambientes educacionais sem os aparatos tecnológicos, especialmente se analisarmos os documentos oficiais consoante a quarta e quinta Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular: Comunicação e Cultura Digital (2018). Neste sentido, o objetivo geral dessa pesquisa é contribuir com a formação continuada do professor de língua portuguesa, com foco no uso de tecnologias digitais contemporâneas e especificamente identificar os recursos tecnológicos utilizados no período remoto, nos anos de 2020 e 2021 e analisar até que ponto os recursos digitais utilizados pelos professores contribuíram para sua formação e propor um material digital e interativo sobre o uso de tecnologias digitais para a prática docente. Dessa forma, procuramos estabelecer uma relação dialógica entre tecnologias digitais e docência, mirando nosso olhar nos anos finais do ensino fundamental e procurando entender se os recursos digitais utilizados pelos docentes de língua portuguesa, durante o ensino remoto, contribuíram para sua formação. Utilizamos uma abordagem qualiquantitativa, consoante Knechtel (2014), combinando métodos da pesquisa-ação, Santos (2008), com revisão de literatura especializada; uma coleta de dados através de questionários online via Google Forms. Ancoramos nossos estudos nos teóricos: Ribeiro e Coscarelli (2023), acerca da Linguística Aplicada; Maciel et al (2013, 2010), Kleiman (2008), Soares (2002), com abordagens acerca dos estudos sobre letramentos e formação de professores; Moran (2020), Moreira (2012), Kenski (2007), sobre recursos tecnológicos; Ribeiro e Coscarelli (2023), Costa (2022), Xavier (2022), Consolo (2022) abordagens sobre ensino remoto; entre outros. Percebemos ser inegável o legado pós-pandêmico deixado pelo uso das tecnologias digitais, que trouxe à baila mudanças significativas no processo educativo, na comunicação entre as pessoas e o acesso à informação por meio de dispositivos disruptivos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA
Externo à Instituição - LEANDRO DE ALMEIDA MELO