CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARIA LIMA PEREIRA DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARIA LIMA PEREIRA DANTAS
DATA: 05/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: PROPOSTAS DE LEITURA MEDIANTE TEXTOS LITERÁRIOS: DIÁLOGOS COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Ensino; Oficinas Pedagógicas; Gêneros literários
PÁGINAS: 78
RESUMO: O processo de ensino exige que constantemente estejamos aperfeiçoando nossas metodologias a partir das discussões contemporâneas. Assim, nosso trabalho de dissertação compreende os resultados obtidos de uma proposta de intervenção pautada no construto de atividades (oficinas colaborativas), em que exploramos as estratégias de leitura por meio do gênero literário junto aos professores do ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais. Nossa proposta foi realizada entre os meses de julho a novembro, na Escola Municipal Aruanda, localizada no município de João Pessoa/PB e envolveu 07 professores inseridos nas turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e 01 assistente social, da escola. As oficinas tiveram como objetivo refletir sobre as práticas em sala de aula, tendo em vista a importância da formação docente na promoção de alunos leitores e consolidação de uma educação cidadã. De natureza qualitativa, enquanto pesquisa-ação, utilizamos as contribuições de teóricos como: Solé (2018), Kleiman (2002,), Soares (2021), Cosson (2021a, 2021b), Orlandi (2012, 2015 e 2023), entre outros que se dedicam aos estudos da leitura em articulação com o ensino. Utilizamos, ainda, os documentos oficiais, especialmente a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nossa metodologia compreendeu em várias ações se coadunaram envolvendo desde o planejamento às aplicações de estratégias de leitura em torno de gêneros literários que transitam na educação infantil. Fizemos, em primeiro momento, um levantamento de dados em forma de questionários a fim de escutar os professores frente aos desafios que se deparam no fazer pedagógico. Os resultados adquiridos a partir das oficinas foram organizados em forma de e-book que poderá ser consultado tanto pela comunidade escolar, como na academia, firmando, deste modo, um profícuo diálogo entre teoria e prática.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDILMA DE LUCENA CATANDUBA
Presidente - 2439292 - EDJANE GOMES DE ASSIS
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL