CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE CONCEIÇÃO DE LIMA AMORIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE CONCEIÇÃO DE LIMA AMORIM
DATA: 13/05/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: TDIC NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM TEA: Desenvolvimento de uma Abordagem Inclusiva na Formação de Professores de Inglês
PALAVRAS-CHAVES: TEA; TDIC; Formação de professores; Ensino inclusivo de língua inglesa.
PÁGINAS: 54
RESUMO: Este estudo aborda a influência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na promoção de práticas educacionais inclusivas voltadas a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ênfase na capacitação de professores de língua inglesa. Como fundamentação, a pesquisa articula três eixos principais: i) o TEA sob perspectivas neuropsicológicas, diagnósticas e educacionais (APA, 2013; Barbosa, 2012; Fernandes, 2023; e Castro, 2023) e princípios legais da educação inclusiva, com base na Declaração de Salamanca (1994), na Lei Brasileira de Inclusão (LBI - Lei no 13.146/2015) e na Lei Berenice Piana (Lei no 12.764/2012); ii) os desafios contemporâneos na formação docente para a inclusão, com base em Mestrado e Celani (2017), Araújo (2024), e outros; e iii) o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como mediadoras do processo educacional, conforme discutido por Moran (2013) e Kenski (2012), tendo em vista seu potencial para o desenvolvimento de práticas inclusivas. O objetivo é desenvolver uma abordagem inclusiva para a formação de professores de inglês de escolas da Paraíba, por meio de uma intervenção pedagógica, capacitando-os com os conhecimentos e recursos necessários para utilizar as TDICs de forma eficaz no ensino de inglês para alunos no TEA. A pesquisa-ação qualitativa desenvolvida compreendeu a implementação de uma intervenção pedagógica direcionada a professores de inglês da Paraíba, com foco na utilização de recursos digitais como suporte ao ensino inclusivo. Espera-se que os achados contribuam para o desenvolvimento de possibilidades pedagógicas e de adaptação pelos professores, a partir de seus contextos de atuação, reforçando que a formação docente orientada para o uso das TDICs contribui significativamente para a promoção da acessibilidade educacional, embora desafios estruturais e curriculares ainda persistam. Deseja-se indicar, a partir dos resultados obtidos na experiência, caminhos para a capacitação profissional e inovação tecnológica e como estas podem fortalecer políticas de inclusão, bem como fomentar futuras investigações sobre práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1022609 - JAILINE MAYARA SOUSA DE FARIAS
Interno - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA
Externo ao Programa - 1056169 - ROSYCLEA DANTAS SILVA