CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE NAZARÉ SIQUEIRA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE NAZARÉ SIQUEIRA COSTA
DATA: 13/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: O rap como proposta mediadora para a leitura crítica em sala de aula sob a perspectiva da educação em direitos humanos.
PALAVRAS-CHAVES: Leitura crítica; Rap; Educação em direitos humanos; Sala de aula.
PÁGINAS: 145
RESUMO: Pensar o exercício da leitura crítica é situar-se em um campo de extrema relevância social, uma vez que compreendemos a interpretação e a análise como instrumentos essenciais à compreensão dos discursos disponíveis na sociedade contemporânea. O locus desta pesquisa, a Escola Pedro Anísio, está situada no bairro de Mandacaru, na cidade de João Pessoa – PB. A partir da interação com os alunos, realizada pela professora-pesquisadora, foi possível perceber o quanto as músicas de rap que estão “por dentro dos fones” se constituem como material interessante para a leitura crítica, por expressarem preocupações e vivências que fazem parte das comunidades situadas em contextos de vulnerabilidade. Partindo dessa motivação, este estudo propôs o seguinte questionamento: de que forma o professor de Língua Portuguesa pode desenvolver um trabalho com leitura crítica por meio de letras de rap, estimulando nos estudantes o desejo de refletir sobre os contextos de produção e os discursos presentes nessas canções? Considerar essa questão envolve compreender as letras de rap como discursos que promovem reflexões relevantes sobre temas sociais ligados à educação em direitos humanos. Além disso, desenvolver mecanismos de análise possibilita uma interpretação mais crítica desse conteúdo. Assim, o objetivo geral foi investigar e refletir sobre as letras de rap como uma proposta mediadora para o desenvolvimento da leitura crítica em sala de aula, sob a perspectiva da educação em direitos humanos. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter aplicado, configurando-se como uma pesquisa-ação, realizada por meio de entrevistas e da aplicação de um projeto didático com estudantes da 2ª série do Ensino Médio matriculados na referida escola. Como referencial teórico, foram utilizadas, principalmente, contribuições da Análise do Discurso de Pêcheux (1969; 1975; 1983; 1984, entre outros), bem como os desdobramentos presentes nos estudos de Orlandi (2005; 2012; 2020), Maldidier (2017) e Courtine (2016). Também foram incorporadas considerações oriundas das obras de Foucault (1969; 1979; 1995) e Bakhtin (1979). Além da abordagem no campo da linguística, a pesquisa articula o rap, letramento, leitura crítica e a prática de educação em direitos humanos com base em Kleiman (2005), Soares (2009), Sibilia (2012), Rojo (2009), Fernandes (2022) e Freire (1987; 1992); materiais sobre o rap nacional presentes em documentários, redes sociais e no site Flagrarap; e considerações teóricas de Candau (2007) e Nader (2007). Também foram incluídas contribuições interdisciplinares como Piovezani, Curcino e Sargentini (2024), Lacan (1998), entre outras leituras que colaboraram para a tessitura das reflexões aqui propostas. Após a conclusão da pesquisa, constatamos que as atividades desenvolvidas ao longo do projeto didático contribuíram para ampliar o interesse dos estudantes por uma leitura mais crítica das letras de rap que consomem, relacionando-as às suas vivências sociais na comunidade. Isso proporcionou experiências significativas e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades práticas de leitura crítica, permitindo uma compreensão do texto como elemento discursivo que necessita ser interpretado.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2439292 - EDJANE GOMES DE ASSIS
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Externo à Instituição - NEILSON ALVES DE MEDEIROS