CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE NAZARÉ SIQUEIRA COSTA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE NAZARÉ SIQUEIRA COSTA
DATA: 13/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: O rap como proposta mediadora para a leitura crítica em sala de aula sob a perspectiva da educação em direitos humanos.
PALAVRAS-CHAVES: Leitura crítica; Rap; Educação em direitos humanos; Sala de aula.
PÁGINAS: 145
RESUMO: Pensar o exercício da leitura crítica é situar-se em um campo de extrema relevância
social, uma vez que compreendemos a interpretação e a análise como instrumentos
essenciais à compreensão dos discursos disponíveis na sociedade contemporânea. O
locus desta pesquisa, a Escola Pedro Anísio, está situada no bairro de Mandacaru, na
cidade de João Pessoa PB. A partir da interação com os alunos, realizada pela
professora-pesquisadora, foi possível perceber o quanto as músicas de rap que estão por
dentro dos fones se constituem como material interessante para a leitura crítica, por
expressarem preocupações e vivências que fazem parte das comunidades situadas em
contextos de vulnerabilidade. Partindo dessa motivação, este estudo propôs o seguinte
questionamento: de que forma o professor de Língua Portuguesa pode desenvolver um
trabalho com leitura crítica por meio de letras de rap, estimulando nos estudantes o
desejo de refletir sobre os contextos de produção e os discursos presentes nessas
canções? Considerar essa questão envolve compreender as letras de rap como discursos
que promovem reflexões relevantes sobre temas sociais ligados à educação em direitos
humanos. Além disso, desenvolver mecanismos de análise possibilita uma interpretação
mais crítica desse conteúdo. Assim, o objetivo geral foi investigar e refletir sobre as letras
de rap como uma proposta mediadora para o desenvolvimento da leitura crítica em sala
de aula, sob a perspectiva da educação em direitos humanos. No que diz respeito à
metodologia, a pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de
caráter aplicado, configurando-se como uma pesquisa-ação, realizada por meio de
entrevistas e da aplicação de um projeto didático com estudantes da 2ª série do Ensino
Médio matriculados na referida escola. Como referencial teórico, foram utilizadas,
principalmente, contribuições da Análise do Discurso de Pêcheux (1969; 1975; 1983;
1984, entre outros), bem como os desdobramentos presentes nos estudos de Orlandi (2005; 2012; 2020), Maldidier (2017) e Courtine (2016). Também foram incorporadas
considerações oriundas das obras de Foucault (1969; 1979; 1995) e Bakhtin (1979). Além
da abordagem no campo da linguística, a pesquisa articula o rap, letramento, leitura
crítica e a prática de educação em direitos humanos com base em Kleiman (2005), Soares
(2009), Sibilia (2012), Rojo (2009), Fernandes (2022) e Freire (1987; 1992); materiais
sobre o rap nacional presentes em documentários, redes sociais e no site Flagrarap; e
considerações teóricas de Candau (2007) e Nader (2007). Também foram incluídas
contribuições interdisciplinares como Piovezani, Curcino e Sargentini (2024), Lacan
(1998), entre outras leituras que colaboraram para a tessitura das reflexões aqui
propostas. Após a conclusão da pesquisa, constatamos que as atividades desenvolvidas
ao longo do projeto didático contribuíram para ampliar o interesse dos estudantes por
uma leitura mais crítica das letras de rap que consomem, relacionando-as às suas
vivências sociais na comunidade. Isso proporcionou experiências significativas e
contribuiu para o desenvolvimento de habilidades práticas de leitura crítica, permitindo
uma compreensão do texto como elemento discursivo que necessita ser interpretado.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2439292 - EDJANE GOMES DE ASSIS
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Externo à Instituição - NEILSON ALVES DE MEDEIROS