CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: ANA MARIA LIMA PEREIRA DANTAS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARIA LIMA PEREIRA DANTAS
DATA: 02/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: PROPOSTAS DE LEITURA MEDIANTE TEXTOS DA ESFERA LITERÁRIA: DIÁLOGOS COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Oficinas pedagógicas; Gêneros literários.
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O processo de ensino exige que, constantemente, estejamos aperfeiçoando nossas metodologias
a partir das discussões contemporâneas. Assim, nosso trabalho de dissertação, compreende
apresentar uma proposta de intervenção pautada no construto de atividades desenvolvidas em
formato de oficinas colaborativas em que exploramos estratégias de leitura mediante gêneros
que circulam na esfera literária. As oficinas ocorreram entre os meses de julho a novembro de
2024, na Escola Municipal Aruanda, localizada no município de João Pessoa/PB, e envolveram 07
professores ministrantes de turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e 01
assistente social da escola. Objetivamos refletir sobre as práticas em sala de aula, tendo em vista a
importância da formação docente na promoção de alunos leitores e a consolidação de uma
educação cidadã. Deste modo, de natureza qualitativa, enquanto pesquisa-ação, utilizamos as
contribuições de teóricos como: Solé (2018), Kleiman (2002), Soares (2021), Cosson (2021a,
2021b), Orlandi (2012; 2015; 2023), entre outros, que se dedicam aos estudos da leitura em
articulação com o ensino. Utilizamos, ainda, os documentos oficiais, especialmente a BNCC (Base
Nacional Comum Curricular). Nossa metodologia consistiu em várias ações que se coadunaram,
envolvendo desde o planejamento às aplicações das estratégias de leitura. Para tanto, fizemos, em
primeiro momento, um levantamento de dados em forma de questionários, a fim de escutar os professores frente aos desafios que se deparam em relação ao trabalho com o eixo da leitura; após as oficinas, foi aplicado um novo questionário, nos permitindo refletir sobre a importância da prática docente com o uso das estratégias de leitura para a formação do leitor. Os resultados de nossas ações foram identificados através de feedbacks positivos que recebemos dos partícipes das oficinas que replicaram em suas turmas as estratégias utilizadas na formação. Como forma de compartilhar nosso trabalhado e divulgar nossas produções junto à comunidade escolar e acadêmica, organizamos um e-book, firmando desse modo, um profícuo diálogo entre teoria e prática.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDILMA DE LUCENA CATANDUBA
Presidente - 2439292 - EDJANE GOMES DE ASSIS
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL