CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ANUNCIADA MARIA VIEIRA FERREIRA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANUNCIADA MARIA VIEIRA FERREIRA
DATA: 02/06/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: LEITURA DE POEMAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Compreensão; Ensino; Poema.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Ao longo do tempo, observamos alguns avanços no que concerne ao ensino de leitura. Contudo,
ainda há muitos desafios que precisam ser superados. Dados do PISA (Programa Internacional de
Avaliação de Estudantes) de 2022, revelam que o Brasil atingiu 410 pontos em relação ao baixo
rendimento em leitura. Um dado superior aos índices de países como Chile, Uruguai e Argentina.
Os ecos dessa defasagem são ouvidos em uma turma do 5º ano da Escola Municipal Dom Adauto,
localizada em João Pessoa, na qual atuamos como professora. Nos deparamos com alunos que
revelam muitas dificuldades de leitura, desde o nível mais elementar (decodificação) à
identificação de elementos simbólicos que configurem sua formação crítica. Mediante tal
problemática, o presente trabalho promove uma prática participativa e cidadã pensada em
estimular os pequenos leitores. De natureza qualitativa, enquanto pesquisa-ação, nossa proposta
se pautou em planejar, organizar e aplicar atividades variadas que dialogassem diretamente nas
reais necessidades que ainda são apresentadas no cotidiano escolar. Com base em teóricos como
Solé (1998), Soares (2023), Kleiman (2002), Orlandi (1999, 2002, 2007, 2014, 2023), Pêcheux
(2014), e em articulação com os documentos oficiais como a BNCC (Base Nacional Comum
Curricular), desenvolvemos, de julho a novembro de 2025, atividades desenvolvidas em aulas
ministradas como ações ativas e integradas mediante o gênero discursivo poema. Para tanto,
trabalhamos a temática Identidade como valorização dos traços culturais e fortalecimento de
um ensino mais plural e democrático. A pesquisa envolveu 33 (trinta e três) alunos que
interagiram nas aulas, produzindo textos e revelando suas subjetividades. Como instrumentos de
pesquisa, desenvolvemos um Caderno de Orientação Pedagógica como forma de compartilhar
nosso trabalho e socializar com a comunidade escolar, bem como a comunidade acadêmica.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDILMA DE LUCENA CATANDUBA
Presidente - 2439292 - EDJANE GOMES DE ASSIS
Interno - 2423105 - JOSETE MARINHO DE LUCENA