CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA FELIPE MACHADO DE CARVALHO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA FELIPE MACHADO DE CARVALHO
DATA: 26/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma virtual - Google Meet
TÍTULO: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: INTEGRANDO O USO DO APLICATIVO DUOLINGO AO CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua Inglesa. Currículo escolar. Tecnologias digitais. Duolingo.
PÁGINAS: 84
RESUMO: O uso crescente de tecnologias digitais na educação, especialmente após a pandemia da Covid- 19, é evidente. Na sala de aula de língua inglesa, essas ferramentas têm sido fundamentais para envolver os alunos à distância. Apesar dos benefícios potenciais, como o aumento do envolvimento dos alunos, muitas vezes o uso das tecnologias digitais no Brasil se limita a aplicativos de mensagens e redes sociais. A pandemia revelou a necessidade de familiaridade com ferramentas de ensino remoto, mas também motivou iniciativas para capacitar educadores. Nosso objetivo é investigar o impacto da integração do aplicativo Duolingo ao currículo escolar, visando desenvolver práticas pedagógicas para o ensino de língua inglesa, com o intuito de fornecer sugestões para a utilização dessa ferramenta tecnológica no processo educativo. Os objetivos específicos incluem investigar os benefícios da conexão do aplicativo Duolingo ao currículo escolar do município de João Pessoa e suas contribuições para as práticas pedagógicas no ensino de língua inglesa; analisar o efeito desta ferramenta na diversificação de metodologias de ensino, na adaptação de materiais didáticos e no desenvolvimento de estratégias de ensino mais ativas e contextualizadas, por último, elaborar manual de práticas pedagógicas para a utilização do Duolingo como recurso pedagógico ao ensino de língua inglesa nas escolas da rede municipal de João Pessoa. Tomamos como hipótese que o uso do aplicativo Duolingo nas escolas municipais de João Pessoa promove o aprimoramento do uso de tecnologias digitais integrada ao currículo de língua inglesa, proporcionando aos professores melhor manejo para utilizar essa ferramenta tecnológica digital. Nossa pesquisa apresenta natureza aplicada e enquadra-se como pesquisa-ação de abordagem qualitativa-interpretativista (Thiollent, 1986; Mcniff 1988). Espera-se compreender o impacto do Duolingo no processo de ensino-aprendizagem em línguas inglesa e propor estratégias para sua implementação efetiva no contexto educacional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 1022609 - JAILINE MAYARA SOUSA DE FARIAS
Externo à Instituição - MATHEUS LUCAS DE ALMEIDA