CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: MAURA DA COSTA ANDRADE LIMA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURA DA COSTA ANDRADE LIMA
DATA: 16/07/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: AS CONTRIBUIÇÕES DA SEMÂNTICA NAS FORMAÇÕES DOCENTES PARA O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB) NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO JOÃO DOS PATOS/MA
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação em larga escala, SAEB. Relações Lexicais. Ensino.
PÁGINAS: 161
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Este trabalho está relacionado à nossa inquietação como docente de Língua Portuguesa, especialmente no que diz respeito às formações para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb, desde sua criação, tem sido uma ferramenta importante para a avaliação sistemática da educação básica no Brasil. A principal abordagem da prova está na leitura e o objeto de estudo é a compreensão de textos. Constatou-se que o Saeb tem influenciado diversas decisões e práticas escolares. Com a experiência adquirida ao longo dos anos em sala de aula, percebemos a variedade de desafios que os docentes enfrentam ao preparar e conduzir os alunos para este tipo de avaliação. Diante deste problema, essa pesquisa tem como objetivo principal investigar a contribuição dos estudos Semânticos na formação docente para aprimorar o ensino da leitura e interpretação textual voltado à Prova Saeb. Para isso, selecionamos como objetivos específicos realizar uma pesquisa investigativa das abordagens da Semântica Lexical nos descritores de Língua Portuguesa do nono ano; explorar como a semântica influencia a interpretação de frases e textos; desenvolver uma proposta didática a partir das abordagens da semântica lexical para ser aplicada nas formações dos professores do nono ano de ensino fundamental II, a partir da diagnose feita com a análise dos materiais selecionados para a pesquisa. Considerando que o estudo da Semântica Lexical em sala de aula fornece aos alunos uma compreensão mais profunda sobre como as palavras adquirem significado e como essa significação varia de acordo com o contexto, levantamos a hipótese de que integrar a formação voltada para estudos em semântica lexical no ensino de Língua Portuguesa pode aprimorar significativamente o preparo dos alunos para avaliações de larga escala. Como procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, descritivo-interpretativista com enfoque bibliográfico. O aporte teórico principal constitui-se dos estudos desenvolvidos por Ilari e Geraldi (2005), Ferrarezi Jr((2008),Castilho (2010), Biderman (2001), Müller e Viotti (2003) e para discutir as relações lexicais nos aprofundamos nas leituras de Lyons (1979), Escarpinete e Ferraz (2015), Souza entre outros. Nosso corpus é composto de oito questões que exploram a abordagem da Semântica Lexical nos simulados elaborados pela Secretaria Municipal de Educação de São João dos Patos-MA. A análise de dados nesses materiais evidenciou que a Semântica Lexical no ensino de Língua Portuguesa desempenha um papel fundamental, pois fornece ao docente subsídios teóricos e metodológicos que aprimoram a preparação dos alunos para o Saeb, desenvolvendo neles habilidades de interpretação textual, coesão e coerência.Com esta pesquisa, esperamos não apenas assegurar a importância dos estudos da semântica lexical nas salas de aula, mas também propor uma abordagem que integre esses estudos nas formações.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3784360 - JOSE WELLISTEN ABREU DE SOUZA
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Presidente - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ