CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JOSÉ CRISTOVÃO MAIA LUCENA MARREIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CRISTOVÃO MAIA LUCENA MARREIRO
DATA: 14/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: A LEITURA INTERDISCIPLINAR: UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA NOS ANOS INICIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Interdisciplinaridade; Sociointeracionismo; Ensino Fundamental; Escola pública.
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Resumo do Trabalho em português: Na presente pesquisa, buscamos integrar práticas de leitura de forma interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica do sociointeracionismo discursivo, a fim de envolver o alunado no processo de leitura no ambiente escolar. Dessa forma, este trabalho segue uma natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e quantitativa para termos meios de análises dos resultados obtidos. Assim, o projeto/sequência didática foi desenvolvida entre os meses de setembro e novembro de 2024, com 24 alunos do 4° ano com idade entre 9 a 11 anos, regularmente matriculados na rede pública de ensino, no município de Pilõezinhos – PB. Em busca dos nossos objetivos, utilizamos metodologias que envolveram as disciplinas do currículo escolar, a saber Língua Portuguesa, Artes Visuais, Geografia e História, considerando gêneros textuais que supram e atendam aos nossos objetivos com intuito de aproximar todos os discentes dessa prática, sobretudo para aqueles que ainda não possuem a fluência leitora exigida de acordo com a idade e modalidade. A nossa proposta, então, foi produzida por meio de uma sequência de atividades centradas no ato de ler nos diversos espaços da escola considerando temas relevantes e gêneros textuais diversos, a exemplo da música, biografia e o texto literário, com os quais os participantes estão familiarizados. Ao final, fizemos uma análise para entender se houve desenvolvimento nas práticas leitoras e de letramento dos alunos a partir de suas participações e, ainda assim, como os procedimentos adotados podem contribuir na educação básica. Isso posto, utilizamos como referências principais as teorias de Cosson (2020; 2022; 2023; 2023), Solé (2014), Bajour (2012), Bakhtin (1997), Neves et al (2000), Kleiman (2002), Antunes (2005), Koch e Elias (2006), Fiorin (2024), Leffa (1999), Antunes (2005; 2009; 2009), Lerner (2007), Machado (2005) entre outros, os quais foram fundamentais para o nosso embasamento teórico. A partir dos nossos resultados, pudemos refletir e até redefinir nossas práticas diárias em sala de aula a fim de promover uma educação reflexiva e crítica.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2439292 - EDJANE GOMES DE ASSIS
Externo à Instituição - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Presidente - 2423105 - JOSETE MARINHO DE LUCENA