CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: GECIANY RAMOS BATISTA DO NASCIMENTO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GECIANY RAMOS BATISTA DO NASCIMENTO
DATA: 10/07/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: OS MULTILETRAMENTOS COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA A PRÁTICA DA ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Escrita. Multiletramentos. Tecnologia.
PÁGINAS: 128
RESUMO: É sabido que, ainda atualmente, tratar da escrita em sala de aula de maneira que promova,
de fato, o desenvolvimento das habilidades que os alunos necessitam para obter sucesso
diante da atitude de escrever, é um desafio em muitos contextos escolares do nosso país. Por
vezes, as atividades de escrita ainda têm ocorrido de maneira desprendida das vivências
sociais travadas pelos alunos no dia a dia, não possuem conexão com o mundo tecnológico
em que eles estão inseridos e não têm acontecido através de um processo planejado e
ajustado a uma situação comunicativa. Levando tais pontos em consideração, a presente
pesquisa, que possui bases teóricas, dentre outras, em Rojo (2012), Soares (2004), Kleiman
(2005), Kersch et.al (2016), tem a pretensão de apresentar atividades de escrita
caracterizadas pela presença dos multiletramentos e que, por sua vez, possam ser capazes de
promover a capacidade escritora dos discentes, principalmente no tange à habilidade
argumentativa. Tais atividades foram executadas em sala de aula, em uma sequência de
vinte aulas de Língua Portuguesa, no 9°ano do Ensino Fundamental. Por acreditar que os
multiletramentos e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) podem ser grandes
aliados no objetivo de promover a habilidade escritora dos alunos, tais aspectos foram
pontos centrais para tudo o que foi proposto em sala. O intuito foi que, através do contato
com texto multi e hipermidiáticos, com gêneros diversificados e com o intermédio da
tecnologia, os discentes pudessem, ao final do processo de intervenção, ter melhorado a
postura diante do ato de produzir um texto e de argumentar. E, além disso, conseguissem ter
uma consciência mais crítica e reflexiva diante desse contexto textual. É de conhecimento
geral que vivemos em uma sociedade cada vez mais globalizada e que o mundo virtual está
cada vez mais presente na vida dos discentes. Fora da escola, os textos que os alunos
consomem são multimodais e multifacetados, esse público está cada vez mais longe do
impresso. Dessa forma, o trabalho foi motivado pelo reconhecimento de que as aulas de
Língua Portuguesa e a escola, como um todo, precisa ser um ambiente que ensine tais
indivíduos a lidar com a tecnologia e com os novos textos surgidos, já que que fazer isso é o
mesmo que prepará-los para viver em sociedade e lidar com as novas situações
comunicativas surgidas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1285560 - FABIANA SOUZA SILVA MENDES DE ARAUJO
Interno - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Presidente - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA