CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JAQUELINE NAZARÉ SIQUEIRA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE NAZARÉ SIQUEIRA COSTA
DATA: 25/07/2025
HORA: 18:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: O rap como proposta mediadora para a leitura em sala de aula no contexto da educação em direitos humanos
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Rap; Educação em direitos humanos; Sala de aula.
PÁGINAS: 178
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Pensar o exercício da leitura em uma perspectiva discursiva é situá-la em um campo de extrema relevância social, uma vez que a compreendemos como essencial à interpretação dos discursos disponíveis na sociedade contemporânea. O locus desta pesquisa, a Escola Pedro Anísio, está situada no bairro de Mandacaru, na cidade de João Pessoa – PB. A partir da interação com os alunos ao longo da prática docente, foi possível perceber o quanto as músicas de rap que estão “por dentro dos fones” se constituem como material relevante, por expressarem preocupações e vivências que integram o cotidiano de comunidades situadas em contextos de vulnerabilidade. Partindo dessa motivação, este estudo propôs o seguinte questionamento: de que forma o professor de Língua Portuguesa pode desenvolver um trabalho com leitura por meio de letras de rap, estimulando nos estudantes o desejo de problematizar os discursos contemporâneos presentes nessas canções? Considerar essa questão envolve compreender as letras de rap como discursos que promovem reflexões relevantes sobre temas sociais ligados à educação em direitos humanos. Assim, o objetivo geral foi refletir sobre as letras de rap como uma proposta mediadora para o desenvolvimento da leitura em sala de aula no contexto da educação em direitos humanos. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter aplicado, configurando-se como uma pesquisa-ação. Para tanto, utilizamos alguns instrumentos de pesquisa, como entrevistas e a aplicação de um projeto didático realizado no segundo semestre de 2024, com estudantes da 2ª série do Ensino Médio matriculados na referida escola. Como referencial teórico, foram utilizadas, principalmente, contribuições da Análise do Discurso na esteira de Pêcheux (1969; 1975; 1983; 1984, entre outros), bem como os desdobramentos presentes nos estudos de Orlandi (2005; 2012; 2020), Maldidier (2017) e Courtine (2016). Também foram incorporadas considerações oriundas das obras de Foucault (1969; 1971; 1979; 1995) e Bakhtin (1979). Além da abordagem teórica no campo do discurso, a pesquisa articula a experiência leitora do rap e a prática da educação em direitos humanos, com base em contribuições teóricas e reflexões sobre a prática em sala de aula e a educação pública brasileira, discutidas por Kleiman (2005), Soares (2009), Sibilia (2012), Rojo (2009), Fernandes (2022) e Freire (1987; 1992); utilizamos, ainda materiais sobre o rap nacional presentes em documentários, redes sociais e no site Flagrarap; e considerações teóricas de Candau (2007) e Nader (2007). Também foram incluídas contribuições interdisciplinares como Piovezani, Curcino e Sargentini (2024), Lacan (1998), entre outras leituras que colaboraram para a tessitura das reflexões aqui propostas. Após a conclusão da pesquisa, constatamos que as atividades desenvolvidas ao longo do projeto didático contribuíram para ampliar o interesse dos estudantes por uma leitura mais crítica das letras de rap que consomem, tais como músicas consagradas do grupo Racionais, assim como de rappers contemporâneos, como Filipe Ret, Hungria e Ébone, relacionando-as às suas vivências sociais na comunidade. Isso proporcionou experiências significativas e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades práticas de leitura, permitindo uma compreensão do texto como elemento discursivo que necessita ser discursivizado.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2439292 - EDJANE GOMES DE ASSIS
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Externo à Instituição - NEILSON ALVES DE MEDEIROS