CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: JAQUELINE NAZARÉ SIQUEIRA COSTA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE NAZARÉ SIQUEIRA COSTA
DATA: 25/07/2025
HORA: 18:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: O rap como proposta mediadora para a leitura em sala de aula no contexto da educação em direitos humanos
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Rap; Educação em direitos humanos; Sala de aula.
PÁGINAS: 178
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Pensar o exercício da leitura em uma perspectiva discursiva é situá-la em um campo de
extrema relevância social, uma vez que a compreendemos como essencial à interpretação
dos discursos disponíveis na sociedade contemporânea. O locus desta pesquisa, a Escola
Pedro Anísio, está situada no bairro de Mandacaru, na cidade de João Pessoa PB. A
partir da interação com os alunos ao longo da prática docente, foi possível perceber o
quanto as músicas de rap que estão por dentro dos fones se constituem como material
relevante, por expressarem preocupações e vivências que integram o cotidiano de
comunidades situadas em contextos de vulnerabilidade. Partindo dessa motivação, este
estudo propôs o seguinte questionamento: de que forma o professor de Língua
Portuguesa pode desenvolver um trabalho com leitura por meio de letras de rap,
estimulando nos estudantes o desejo de problematizar os discursos contemporâneos
presentes nessas canções? Considerar essa questão envolve compreender as letras de rap
como discursos que promovem reflexões relevantes sobre temas sociais ligados à
educação em direitos humanos. Assim, o objetivo geral foi refletir sobre as letras de rap
como uma proposta mediadora para o desenvolvimento da leitura em sala de aula no
contexto da educação em direitos humanos. No que diz respeito à metodologia, a
pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter aplicado,
configurando-se como uma pesquisa-ação. Para tanto, utilizamos alguns instrumentos de
pesquisa, como entrevistas e a aplicação de um projeto didático realizado no segundo
semestre de 2024, com estudantes da 2ª série do Ensino Médio matriculados na referida
escola. Como referencial teórico, foram utilizadas, principalmente, contribuições da
Análise do Discurso na esteira de Pêcheux (1969; 1975; 1983; 1984, entre outros), bem
como os desdobramentos presentes nos estudos de Orlandi (2005; 2012; 2020),
Maldidier (2017) e Courtine (2016). Também foram incorporadas considerações oriundas das obras de Foucault (1969; 1971; 1979; 1995) e Bakhtin (1979). Além da abordagem
teórica no campo do discurso, a pesquisa articula a experiência leitora do rap e a prática
da educação em direitos humanos, com base em contribuições teóricas e reflexões sobre
a prática em sala de aula e a educação pública brasileira, discutidas por Kleiman (2005),
Soares (2009), Sibilia (2012), Rojo (2009), Fernandes (2022) e Freire (1987; 1992);
utilizamos, ainda materiais sobre o rap nacional presentes em documentários, redes
sociais e no site Flagrarap; e considerações teóricas de Candau (2007) e Nader (2007).
Também foram incluídas contribuições interdisciplinares como Piovezani, Curcino e
Sargentini (2024), Lacan (1998), entre outras leituras que colaboraram para a tessitura
das reflexões aqui propostas. Após a conclusão da pesquisa, constatamos que as
atividades desenvolvidas ao longo do projeto didático contribuíram para ampliar o
interesse dos estudantes por uma leitura mais crítica das letras de rap que consomem,
tais como músicas consagradas do grupo Racionais, assim como de rappers
contemporâneos, como Filipe Ret, Hungria e Ébone, relacionando-as às suas vivências
sociais na comunidade. Isso proporcionou experiências significativas e contribuiu para o
desenvolvimento de habilidades práticas de leitura, permitindo uma compreensão do
texto como elemento discursivo que necessita ser discursivizado.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2439292 - EDJANE GOMES DE ASSIS
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Externo à Instituição - NEILSON ALVES DE MEDEIROS