CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: GABRIELA FELIPE MACHADO DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA FELIPE MACHADO DE CARVALHO
DATA: 31/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma virtual - Google Meet
TÍTULO: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: INTEGRANDO O USO DO APLICATIVO DUOLINGO AO CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua Inglesa. Currículo escolar. Tecnologias digitais. Duolingo.
PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O uso crescente de tecnologias digitais na educação, especialmente após a pandemia da Covid-19, é evidente. Na sala de aula de língua inglesa, essas ferramentas têm sido fundamentais para envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Apesar dos benefícios potenciais, muitas vezes o uso das tecnologias digitais no Brasil se limita a aplicativos de mensagens e redes sociais. A pandemia revelou a necessidade de apreensão técnica das ferramentas de ensino remoto, mas também apreensão pedagógica. Esta pesquisa almeja analisar a percepção dos professores de língua inglesa da rede municipal de João Pessoa sobre a articulação do uso aplicativo Duolingo no contexto de sala de aula à luz de referências como Moran (2014), Gabriel (2023), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Sailer et al. (2017), Maciel et al (2010, 2013) e, Pacheco (2005), dentre outros. Adotou-se metodologia de natureza aplicada e abordagem qualitativa, mediante a um levantamento tipo survey com 15 docentes dos anos finais do ensino fundamental. Os resultados evidenciam que, embora todos os professores reconheçam a utilidade pedagógica do Duolingo, destacando benefícios como motivação discente, trabalho integrado das quatro habilidades linguísticas e personalização da aprendizagem, apenas 40% o utilizam efetivamente em suas práticas. Identificaram-se lacunas no uso das funcionalidades educacionais, como o Duolingo para Escolas, e na articulação intencional com o currículo. Barreiras estruturais, como falta de acesso estável à internet, dispositivos inoperantes e interpretações restritivas da Lei nº 15.100/2025, sobre uso de celulares em sala de aula, somam-se a desafios formativos, como o desconhecimento de estratégias de mediação pedagógica. Conclui-se que a integração do aplicativo ao currículo escolar é viável e contribui para a diversificação metodológica, mas demanda formação docente para mediação crítica, planejamento sistêmico e articulação entre funcionalidades da ferramenta e habilidades curriculares. Como produto, a presente pesquisa oferece um Manual Pedagógico que orienta essa articulação, viabilizando caminhos para repensar as práticas docentes na rede municipal.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 1022609 - JAILINE MAYARA SOUSA DE FARIAS
Externo à Instituição - MATHEUS LUCAS DE ALMEIDA