CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: KARLA VIRGÍNIA DE SOUSA DINIZ
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA VIRGÍNIA DE SOUSA DINIZ
DATA: 30/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: USO DO WORDWALL COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO DE LÍNGUA INGLESA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Wordwall; vocabulário; Língua Inglesa; ensino-aprendizagem; Tecnologias; Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Esta pesquisa investigou o uso da plataforma Wordwall como recurso pedagógico no ensino de vocabulário em Língua Inglesa para alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de João Pessoa. Norteado pela premissa de que esta Ferramenta Virtual de Aprendizagem (FVA) pode otimizar significativamente o processo de ensino aprendizagem, o estudo investigou o uso da plataforma Wordwall como recurso didático no ensino de Língua Inglesa, verificando sua contribuição para a ampliação do vocabulário. O trabalho adotou a metodologia de pesquisa-ação, com intervenções em três turmas do 2° ano, comparando aulas tradicionais (TIPO A) com aulas utilizando o Wordwall (TIPO B). Estas aulas contaram com sequências didáticas com vocabulário temático, utilizando diferentes formatos de atividades disponíveis na plataforma, como jogos de memória, associações, questionários interativos e atividades gamificadas. Os resultados indicaram que o uso do Wordwall promoveu maior engajamento dos alunos, aumento na motivação e melhoria no desempenho, verificado tanto com o número de acertos e quanto na redução do tempo de resposta nas atividades. Os relatórios da plataforma evidenciaram ainda a possibilidade de acompanhamento individualizado do progresso dos estudantes. O Wordwall se mostrou uma ferramenta promissora para o ensino de vocabulário em Língua Inglesa nos anos iniciais, convergindo com as competências da BNCC para cultura digital. O estudo ressaltou a necessidade de formação docente para o uso intencional dessa ferramenta e sugeriu a criação de um protótipo didático para capacitação de professores. A pesquisa contribuiu para o debate sobre TDICs na educação básica, oferecendo evidências concretas sobre os benefícios da gamificação no processo de aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1022609 - JAILINE MAYARA SOUSA DE FARIAS
Presidente - 1572304 - JOSE FERRARI NETO