CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMANTA FALCÃO DE MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMANTA FALCÃO DE MENEZES
DATA: 28/08/2025
HORA: 19:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: O resgate das cartas pessoais como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de habilidades de escrita em alunos do 5º ano
PALAVRAS-CHAVES: Produção escrita. Carta pessoal. Coesão Textual.
PÁGINAS: 70
RESUMO: Esta pesquisa investiga o potencial das cartas pessoais como gênero textual para aprimorar as habilidades de escrita de estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental, focando especialmente na coesão referencial. Inserida no campo da Linguística Textual, a pesquisa busca integrar teoria e prática pedagógica para promover um ensino de língua portuguesa mais relevante e contextualizado. A carta pessoal, com sua natureza dialógica e subjetiva, é explorada como um recurso didático que pode revitalizar o prazer de escrever, enquanto melhora competências comunicativas essenciais. Observa-se que, nos alunos do 5o ano, há dificuldades persistentes na elaboração de textos coesos e coerentes, especialmente no que diz respeito à coesão referencial. A falta dessa habilidade compromete a clareza e a fluidez dos textos, demandando abordagens pedagógicas que promovam a aplicação funcional da linguagem. A principal questão de pesquisa é como as cartas pessoais podem ser utilizadas como instrumento pedagógico para desenvolver as habilidades de escrita, com foco na coesão referencial, em alunos do 5o ano. A pesquisa também busca identificar as principais dificuldades dos alunos, o papel do educador na mediação dessas dificuldades e como a análise das cartas pode diagnosticar e intervir nesse processo. A pesquisa-ação será a metodologia adotada, permitindo a intervenção direta e a construção de conhecimento a partir da prática educacional. O estudo será realizado na Escola Municipal Paulo Sérgio de Sousa Lira, em Fortaleza (CE), local que oferece um contexto adequado para a inovação pedagógica proposta. O embasamento teórico está ancorado na perspectiva socioconstrutivista da linguagem (Dolz; Schneuwly, 2004), que considera o texto como uma prática social, e na abordagem dialógica de Bakhtin (1997), que destaca a interação e a resposta implícita nas produções textuais. A pesquisa também se apoia nos estudos de Marcuschi (2008) e Koch (2004, 2006) para discutir a coesão e coerência textual, com ênfase na coesão referencial, definida como a ligação linguística entre elementos do texto para garantir continuidade e clareza. Como produto final, será elaborada uma cartilha pedagógica intitulada Escrevendo com Conexão: Um guia para o uso da carta pessoal no desenvolvimento da coesão referencial, destinada a professores e alunos do Ensino Fundamental. Este material sistematizará as abordagens didáticas desenvolvidas durante a pesquisa, oferecendo atividades, exemplos e orientações claras sobre como utilizar o gênero carta pessoal para fomentar o desenvolvimento da coesão referencial. A proposta é que a cartilha contribua para a formação continuada dos educadores e para a melhoria das práticas de ensino de Língua Portuguesa, promovendo a comunicação autêntica e eficaz entre os alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2349477 - FRANCISCO EDUARDO VIEIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1322264 - LEONARDO GUEIROS DA SILVA
Interno - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ