CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCUS VENICIUS INÁCIO DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS VENICIUS INÁCIO DA SILVA
DATA: 07/08/2025
HORA: 19:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: O uso do Instagram como Ferramenta Virtual Não Exclusiva para a Aprendizagem (FVNeXA) para o
ensino de substantivos.
PALAVRAS-CHAVES: Ferramentas visuais educativas. Metodologias inovadoras. Redes sociais.
PÁGINAS: 41
RESUMO: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) transformaram a forma como se
aprende e ensina, especialmente entre jovens conectados à cultura digital. Nesse contexto, este
trabalho investigou o uso do Instagram como uma Ferramenta Virtual Não Exclusiva para a
Aprendizagem (FVNeXA), conceito desenvolvido por Matos (2020), para o ensino de substantivos
na Educação Básica. Assim, o objetivo deste estudo foi oferecer uma compreensão abrangente do
papel do Instagram como FVNeXA no ensino de substantivos e propor direções na implementação
eficaz dentro do ambiente escolar. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura,
com análise de estudos recentes, experiências bem-sucedidas e opiniões de especialistas sobre o
uso do Instagram na educação, com ênfase na aplicação da FVNeXA no ensino de gramática.
Foram examinadas pesquisas que abordaram o impacto dos ItemNet no processo de ensino
aprendizagem, bem como estudos que exploraram metodologias inovadoras para o ensino de
substantivos. Paralelamente, com base nos resultados parciais já colhidos por meio da ferramenta
virtual (FVNeXA) Instagram, foram desenvolvidas novas tarefas e recursos visuais, como
infográficos atualizados, mapas mentais e desafios linguísticos interativos. Esses materiais foram
implementados na turma inicial com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre os
substantivos e reforçar a aprendizagem de forma prática, visual e contextualizada. Espera-se que,
ao final das atividades, os estudantes sejam capazes de compreender com clareza o conceito de
substantivo e identificar corretamente suas principais classificações: simples e composto, comum
e próprio, primitivo e derivado, concreto e abstrato, e coletivo. Tal domínio conceitual é
fundamental para a construção da base gramatical necessária à produção textual e à leitura
crítica, contribuindo significativamente para o desempenho linguístico dos alunos nas diversas
situações comunicativas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1736309 - DENILSON PEREIRA DE MATOS
Externo à Instituição - FABIA SOUSA DE SENA
Interno - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA