CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: NIDIANE MARJORIE SILVEIRA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NIDIANE MARJORIE SILVEIRA DE SOUSA
DATA: 21/08/2025
HORA: 19:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: PRÁTICAS DE LETRAMENTO LINGUÍSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A SEMÂNTICA E OS JOGOS LINGUÍSTICOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS ENTRE 3 A 4 ANOS NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE FORTALEZA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento, Primeira infância, Semântica, Léxico, Educação Infantil.
PÁGINAS: 56
RESUMO: O letramento nos primeiros anos de vida representa um desafio para os docentes, pois exige a promoção de vivências lúdicas desde a primeira infância, respeitando as etapas do desenvolvimento infantil e valorizando as brincadeiras e interações. À luz desses argumentos, salienta-se que a presente pesquisa busca contribuir com o processo de construção e ampliação do vocabulário de crianças com idade entre 3 a 4 anos, inseridas em uma sala de educação infantil regular, através da elaboração de propostas de intervenção com jogos de palavras. Será analisada a capacidade de compreensão dos campos semânticos pelas crianças pequenas, verificando-se a capacidade de categorizar palavras de acordo com suas características ou funcionalidades, mesmo sem ter dominado a capacidade leitora. As reflexões de Soares (2020) são particularmente relevantes para o nosso trabalho ao argumentar que é essencial compreender a relação entre os termos alfabetização e letramento como processos que se sobrepõem, formando um todo, mesmo sendo interdependentes e coexistindo de maneira contemporânea. Hachimoto (2024) também embasa nossa pesquisa ao considerar os processos de alfabetização e letramento, especialmente na etapa da educação infantil, como a base para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas, essenciais ao longo da vida escolar, tornando-se necessário explorar esses conceitos já desde os anos iniciais. Os resultados do nosso trabalho serão obtidos através da observação de crianças de 03 a 04 anos de idade inseridas no contexto escolar. A coleta de dados se dará por meio de instrumentais de observação, que consistirão em jogos com palavras apresentados às crianças em um contexto lúdico. A partir das vivências propostas e da interação das crianças com os elementos linguísticos apresentados, poderemos analisar e verificar as aprendizagens adquiridas no campo linguístico, e também a compreensão que as crianças possuem de elementos relacionados à semântica lexical.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE
Presidente - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ
Externo à Instituição - MORGANA FABIOLA CAMBRUSSI