CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA MOTA DE AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA MOTA DE AGUIAR
DATA: 22/08/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: As Cantigas de roda como estratégias de mediação no processo de aquisição da leitura e escrita em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização; Letramento; Cantigas de roda; Gêneros textuais.
PÁGINAS: 80
RESUMO: A leitura e a escrita estão presentes em todos os contextos sociais, assim as crianças sentem a necessidade de ampliar sua comunicação e o ambiente escolar tem um papel crucial em proporcionar a aquisição ao mundo letrado. No entanto, observa-se um número significativo de alunos com dificuldades nas bases da leitura e escrita nos anos iniciais. Nesse contexto, o professor pode desempenhar um papel fundamental ao utilizar recursos metodológicos atrativos, como os gêneros textuais, para promover uma educação de qualidade. Visando esta possibilidade, a presente pesquisa tem como objetivo geral promover o incentivo ao uso de cantigas de roda em salas de aula dos anos iniciais do ensino fundamental para contribuir com a apropriação significativa da leitura e escrita. E como objetivos específicos: explorar concepções teóricas sobre a aquisição da leitura e escrita; analisar como as cantigas de roda podem ser aliadas ao desenvolvimento linguístico e cognitivo; apresentar um caderno pedagógico, com sequências didáticas sobre cantigas de roda para facilitar o aprendizado da leitura e escrita nos anos iniciais da educação básica e contribuir com os professores alfabetizadores. Para esta pesquisa tomamos como base as concepções históricas e métodos de alfabetização no Brasil, a partir das contribuições de Soares (2010) e Kleiman (2008). Tratamos os gêneros textuais sob a ótica de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2002), dialogamos com diversos autores sobre conceitos de cantigas de roda sob a perspectiva de Cascudo (1978), (1988) e (2012) e Melo (1974). Optamos por uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, para discutirmos e entendermos que criança pode aprender através de diversas linguagens e brincadeiras como as de roda.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2439292 - EDJANE GOMES DE ASSIS
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Externo ao Programa - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS