CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA MOTA DE AGUIAR
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA MOTA DE AGUIAR
DATA: 22/08/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: As Cantigas de roda como estratégias de mediação no processo de aquisição da leitura e escrita
em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização; Letramento; Cantigas de roda; Gêneros textuais.
PÁGINAS: 80
RESUMO: A leitura e a escrita estão presentes em todos os contextos sociais, assim as crianças sentem a
necessidade de ampliar sua comunicação e o ambiente escolar tem um papel crucial em
proporcionar a aquisição ao mundo letrado. No entanto, observa-se um número significativo de
alunos com dificuldades nas bases da leitura e escrita nos anos iniciais. Nesse contexto, o
professor pode desempenhar um papel fundamental ao utilizar recursos metodológicos atrativos,
como os gêneros textuais, para promover uma educação de qualidade. Visando esta
possibilidade, a presente pesquisa tem como objetivo geral promover o incentivo ao uso de
cantigas de roda em salas de aula dos anos iniciais do ensino fundamental para contribuir com a
apropriação significativa da leitura e escrita. E como objetivos específicos: explorar concepções
teóricas sobre a aquisição da leitura e escrita; analisar como as cantigas de roda podem ser
aliadas ao desenvolvimento linguístico e cognitivo; apresentar um caderno pedagógico, com
sequências didáticas sobre cantigas de roda para facilitar o aprendizado da leitura e escrita nos
anos iniciais da educação básica e contribuir com os professores alfabetizadores. Para esta
pesquisa tomamos como base as concepções históricas e métodos de alfabetização no Brasil, a
partir das contribuições de Soares (2010) e Kleiman (2008). Tratamos os gêneros textuais sob a
ótica de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2002), dialogamos com diversos autores sobre conceitos de
cantigas de roda sob a perspectiva de Cascudo (1978), (1988) e (2012) e Melo (1974). Optamos
por uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, para discutirmos e entendermos que
criança pode aprender através de diversas linguagens e brincadeiras como as de roda.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2439292 - EDJANE GOMES DE ASSIS
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Externo ao Programa - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS