CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTINE ALVES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTINE ALVES PEREIRA
DATA: 27/08/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE LINGUAGEM MULTIMODAL PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS: UM OLHAR PARA AS ESPECIFICIDADES COMUNICATIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Espectro Autista, Linguagem multimodal, Inclusão escolar, Comunicação, Educação infantil.
PÁGINAS: 55
RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e os comportamentos, apresentando uma ampla diversidade de manifestações entre os indivíduos (Gaiato et al., 2024; Giolo; Garcez, 2022). Entre as crianças autistas verbais, apesar da presença da fala, persistem barreiras comunicativas significativas, como dificuldades na compreensão de nuances da linguagem verbal e não verbal, além de limitações na interação social. Esses desafios impactam diretamente o processo de aprendizagem e a inclusão escolar. Nesse contexto, a linguagem multimodal surge como um recurso fundamental para ampliar as possibilidades de comunicação, integrando diferentes formas expressivas (como gestos, expressões faciais, recursos visuais, auditivos e táteis) e oferecendo um caminho mais acessível e eficaz para o desenvolvimento educacional de crianças com TEA. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral propor, por meio de um material didático, estratégias de linguagem multimodal que promovam a inclusão e o desenvolvimento educacional de crianças autistas verbais, respeitando suas especificidades comunicativas, no contexto escolar. A escolha pela abordagem multimodal (Kendon, 1982; 2004; 2009; Mcneill, 1985; 1992; 2013) se justifica por seu potencial em reduzir barreiras comunicativas, promover interações mais significativas e qualificar a prática docente no ensino inclusivo. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e explicativo. Os dados serão obtidos por meio de revisão bibliográfica e documental, analisados segundo a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) permitindo a identificação de categorias relacionadas às demandas comunicativas, às estratégias inclusivas e às práticas docentes. Espera-se, como resultado, desenvolver um material didático em formato de oficina que auxilie na formação de professores e profissionais da educação, oferecendo subsídios teóricos e práticos para a adoção de estratégias de linguagem multimodal que contribuam para um ambiente escolar mais acessível, equitativo e responsivo à neurodiversidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Externo à Instituição - MATHEUS LUCAS DE ALMEIDA