CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIUSCIA FREIRE RIBEIRO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIUSCIA FREIRE RIBEIRO
DATA: 27/08/2025
HORA: 19:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: DESENVOLVENDO A LEITURA FLUENTE POR MEIO DE POEMAS: ESTRATÉGIAS PARA UMA TURMA DO QUINTO ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA
PALAVRAS-CHAVES: fluência leitora, consciência fonológica, estratégias didáticas, poema.
PÁGINAS: 56
RESUMO: Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da fluência leitora, investigaremos como as dificuldades de leitura enfrentadas por nossos alunos no processo de desenvolvimento da leitura fluente podem ser sanadas por meio de uma intervenção didática que busque estimular a consciência fonológica através do gênero poema. Para fundamentar a nossa pesquisa tomaremos por base os seguintes autores: Bakhtin (2011), Capovilla (2000), Cosson (2006), Kleiman (2010,
2012), Morais (2012), Puliezi (2015), Rasinski (2006, 2009), Soares (2020), Solé (1998, 2012) dentre outros. Esses autores mostram a importância do desenvolvimento da leitura fluente para o processo de cidadania e vida acadêmica de um educando. Os nossos objetivos são: propor estratégias de leituras que se mostrem eficazes para o desenvolvimento da leitura fluente; promover o desenvolvimento da consciência fonológica, principalmente, em relação ao fator prosódia por meio do gênero poema; e substanciar em material didático as estratégias trabalhadas para o desenvolvimento da fluência leitora desse público. No início do ano letivo, todo o grupo que consiste a população da pesquisa (30 alunos do 5º ano do Ensino fundamental) passará por um teste de diagnóstico de leitura, com o intuito de avaliar os alunos e identificar quem está no nível de leitura inicial, após esse diagnóstico serão constituídos dois grupos: grupo experimental (5 alunos)
e grupo controle (5 alunos). No decorrer da realização da oficina de leitura será realizado um teste de intervenção, que será feito somente com o grupo experimental. No final da oficina de leitura, o grupo experimental passará novamente por um teste de avaliação final. Na análise dos dados serão comparados os dados de desempenho dos alunos pertencentes ao grupo experimental antes, durante e no final da oficina de leitura. Os resultados irão mostrar se as intervenções ajudaram a
melhorar o desempenho dos alunos nas habilidades de leitura fluente. Acreditamos que o nosso estudo indicará que é preciso haver um ensino direcionado ao desenvolvimento da fluência leitora, pois o desenvolvimento dessa habilidade é muito importante para o desenvolvimento da interpretação e da compreensão de um texto.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANILDA COSTA ALVES
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA