CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: JERUZA JORGE DA FONSECA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JERUZA JORGE DA FONSECA
DATA: 22/08/2025
HORA: 18:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: Uma reflexão sobre o papel da ludicidade no processo de desenvolvimento da oralidade dos alunos do 1° ano do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ludicidade, oralidade, letramento.
PÁGINAS: 93
RESUMO: Historicamente, o ensino da língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental
esteve centrado na alfabetização por meio da leitura e escrita, muitas vezes
negligenciando o desenvolvimento da oralidade como parte essencial do letramento. No
entanto, com o avanço das discussões sobre práticas pedagógicas mais inclusivas e
significativas, a oralidade passou a ser reconhecida como uma habilidade fundamental
no processo de aprendizagem, especialmente nos primeiros anos escolares. Esta
pesquisa tem como objetivo geral investigar sobre o papel da ludicidade no
desenvolvimento da oralidade no 1º ano do Ensino Fundamental, com o foco no
desenvolvimento do letramento. A pesquisa tem como objetivos específicos revisar
bibliografias atuais que possam contribuir com conhecimentos a respeito do
desenvolvimento da consciência fonológica e letramento dos anos iniciais. Os autores
utilizados como referencial teórico foram: Vigotsky (1987), Leal (2012), Soares (2004)
e Bakhtin (2011). A presente pesquisa é qualitativa. A realização desta pesquisa se
dividiu em 3 etapas. Em um primeiro momento foi realizada uma revisão bibliográfica.
Em um segundo momento, foi realizado um levantamento de recursos didáticos
disponíveis para o ensino da língua portuguesa e o desenvolvimento da oralidade. Em
um terceiro momento, com base nos resultados da revisão bibliográfica e no
levantamento de recursos didáticos, foi elaborado um manual prático destinado aos
professores das séries iniciais do 1º ano do Ensino Fundamental. O manual contém
orientações, sugestões de atividades, estratégias de ensino, exemplos de práticas
eficazes e recomendações para promover o desenvolvimento da oralidade dos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE