CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JERUZA JORGE DA FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JERUZA JORGE DA FONSECA
DATA: 22/08/2025
HORA: 18:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: Uma reflexão sobre o papel da ludicidade no processo de desenvolvimento da oralidade dos alunos do 1° ano do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ludicidade, oralidade, letramento.
PÁGINAS: 93
RESUMO: Historicamente, o ensino da língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental esteve centrado na alfabetização por meio da leitura e escrita, muitas vezes negligenciando o desenvolvimento da oralidade como parte essencial do letramento. No entanto, com o avanço das discussões sobre práticas pedagógicas mais inclusivas e significativas, a oralidade passou a ser reconhecida como uma habilidade fundamental no processo de aprendizagem, especialmente nos primeiros anos escolares. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar sobre o papel da ludicidade no desenvolvimento da oralidade no 1º ano do Ensino Fundamental, com o foco no desenvolvimento do letramento. A pesquisa tem como objetivos específicos revisar bibliografias atuais que possam contribuir com conhecimentos a respeito do desenvolvimento da consciência fonológica e letramento dos anos iniciais. Os autores utilizados como referencial teórico foram: Vigotsky (1987), Leal (2012), Soares (2004) e Bakhtin (2011). A presente pesquisa é qualitativa. A realização desta pesquisa se dividiu em 3 etapas. Em um primeiro momento foi realizada uma revisão bibliográfica. Em um segundo momento, foi realizado um levantamento de recursos didáticos disponíveis para o ensino da língua portuguesa e o desenvolvimento da oralidade. Em um terceiro momento, com base nos resultados da revisão bibliográfica e no levantamento de recursos didáticos, foi elaborado um manual prático destinado aos professores das séries iniciais do 1º ano do Ensino Fundamental. O manual contém orientações, sugestões de atividades, estratégias de ensino, exemplos de práticas eficazes e recomendações para promover o desenvolvimento da oralidade dos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE