CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ROSILENE DE OLIVEIRA AMORIM
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ROSILENE DE OLIVEIRA AMORIM
DATA: 27/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma virtual - Google Meet
TÍTULO: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO
PALAVRAS-CHAVES: Língua portuguesa. Ensino/aprendizagem. Letramento digital. WhatsApp.
PÁGINAS: 77
RESUMO: No cenário contemporâneo da educação, identifica-se que as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes, exigindo dos atores escolares uma formação voltada aos letramentos e em destaque ao letramento digital que é primordial para uma interação entre alunos e professores. O estudo a ser desenvolvido tem como objetivo geral averiguar como o WhatsApp pode ser usado para promover a discussão, a colaboração e o compartilhamento de conteúdos de Língua Portuguesa com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal na cidade de Fortaleza/CE. Foram evidenciados nesta pesquisa os gêneros discursivos/textuais, como conteúdo da Língua Portuguesa essencial ao processo de letramento e alfabetização dos escolares. No tocante à fundamentação teórica, acostamo-nos aos autores Freire (2002, 2014, 2019), Prensky (2012), Soares (2002,2017, 2020, 2022), Teberosky e Colomer (2003), Maciel et al (2010, 2023), dentre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa será aplicada com fundamento em Barros e Lehfeld (2007), exploratória, consoante Gil (2008) e quanto aos delineamentos: etnográfica, Bortoni-Ricardo (2008) e pesquisa-ação, Gil (2008). Os resultados esperados incluem a melhoria do desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e a promoção de uma prática pedagógica mais interativa, facilitando a comunicação, o compartilhamento de conhecimentos e a colaboração, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. Vê-se que o estudo é relevante, ao buscar não somente melhorar a aprendizagem dos alunos, mas também fomentar uma cultura de colaboração e de troca de experiências entre educadores e educandos, impactando positivamente a comunidade escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA
Externo à Instituição - ANY CAROLINY DUARTE BATISTA