CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE OLIVEIRA PINHEIRO DE SOUZA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE OLIVEIRA PINHEIRO DE SOUZA
DATA: 29/08/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: DA LEITURA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA (CE)
PALAVRAS-CHAVES: Leitura, Ensino de Língua Portuguesa, Gêneros Textuais, Livro Didático, Fortaleza, Competência Comunicativa, Letramento
PÁGINAS: 59
RESUMO: Esta pesquisa objetiva analisar a abordagem dos gêneros textuais nos livros didáticos de
Língua Portuguesa utilizados nos Anos Iniciais da rede municipal de Fortaleza. A pesquisa
busca compreender a interrelação entre o Livro Didático, os descritores da Rede Municipal de
Ensino Fundamental e os descritores da BNCC, para aferir a adequação do material didático e
sua contribuição para o processo formativo dos discentes. A metodologia emprega uma
abordagem qualitativa e quantitativa, com análise documental dos livros didáticos e dos
documentos oficiais (PCN, BNCC, DCRC e DCRFor). A fundamentação teórica baseia-se em
autores como Kleiman, Solé, Travaglia e Rojo, que concebem a leitura como prática social e
os gêneros textuais como essenciais para o desenvolvimento da competência comunicativa.
Os resultados preliminares indicam que, embora os livros didáticos incorporem a proposta de
trabalho com gêneros textuais, alinhando-se às diretrizes oficiais, ainda há desafios como a
limitação na produção autoral dos alunos, a abordagem superficial da dimensão discursiva e a
escassez de gêneros contemporâneos. Diante disso, a qualificação propõe um caderno
pedagógico complementar aos livros didáticos, visando aprofundar o ensino por gêneros,
ressignificando o uso do material e promovendo um letramento mais crítico e engajado, com
foco na consolidação das habilidades leitoras e na valorização da diversidade cultural e
linguística. Espera-se que esta proposta contribua para uma educação mais democrática e
inclusiva na rede pública de Fortaleza.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Presidente - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Interno - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA