CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE CRISTINA NASCIMENTO DA SILVA COSTA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE CRISTINA NASCIMENTO DA SILVA COSTA
DATA: 29/08/2025
HORA: 17:45
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS CRENÇAS E AÇÕES LINGUÍSTICAS DE PROFESSORES DOS ANOS INCIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente; língua portuguesa; variação linguística; sequência didática; convite.
PÁGINAS: 59
RESUMO: A abordagem de questões referentes à variação linguística, em sala de aula de Língua
Portuguesa (LP), faz-se necessária, pois o ensino dessa disciplina é comumente pautado em
priorizar a Gramática Tradicional (GT). Esta prática pedagógica pode levar muitos falantes da
língua materna a serem vítimas de preconceito linguístico. Assim, para esta proposta de
pesquisa, temos como objetivo geral Investigar de que maneira os professores de língua
portuguesa do 2º ano do Ensino Fundamental, anos iniciais, de uma escola pública do
município de Fortaleza, compreendem os conteúdos sobre variação linguística, com foco em
suas crenças e ações, visando práticas pedagógicas inclusivas, a partir de uma sequência
didática com o gênero textual Convite. Como objetivos específicos, tencionamos: 1) Investigar
a percepção dos professores de língua portuguesa, participantes da pesquisa, sobre a
importância da abordagem de conteúdos sobre variação linguística, no contexto educacional
do 2º ano do Ensino Fundamental, anos iniciais, de uma escola pública de Fortaleza, na
construção da relação língua e sociedade; 2) Discutir o fenômeno da variação linguística,
relacionado norma padrão e variedades linguísticas, a partir de uma sequência didática-SD
com o gênero textual Convite; 3) Analisar a apreensão dos conteúdos sobre variação
linguística, com foco nas crenças e nas ações docentes, visando práticas pedagógicas
inclusivas, por parte dos professores, participantes da pesquisa, a partir do desenvolvimento e
da implementação de uma SD com o gênero textual Convite. Buscaremos o nosso
embasamento teórico na Sociolinguística, com filiação epistemológica em Labov (1972; 2008),
bem como em Antunes (2007; 2009; 2010), Bagno (1999; 2001; 2003; 2007; 2009; 2013),
Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Martelotta (2011), Labov (2008); dentre outros, nos quais nos
basearemos para a nossa análise. Quanto à metodologia, a abordagem desta proposta de
investigação será qualitativa, descritiva, de natureza aplicada, voltada para uma pesquisa-ação,
por meio de uma proposta de intervenção, estruturada em uma SD, proposta por Dolz,
Noverraz e Schneuwly (2004). Os procedimentos de geração dos dados seguirão os seguintes
passos: 1) aplicação de um pré-teste, com o objetivo de sondar o conhecimento prévio e as
concepções professores, participantes da pesquisa, têm a respeito dos conteúdos referentes ao
tema variação linguística; 2) elaboração e aplicação de uma SD e de atividades, relacionadas à
variação linguística; 3) aplicação de um pós-teste, a fim de investigar o conteúdo apreendido.
Os procedimentos de análise envolverão a análise do corpus, que será composto pelo pré-
teste, as atividades da SD e o pós-teste, com foco nas crenças e ações docentes, bem como na
concepção sobre variação linguística, nas aulas de Língua Portuguesa, que, possivelmente terá
mudado após a aplicação da SD.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Presidente - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Interno - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA