CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA WANILSA SILVA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA WANILSA SILVA DE SOUZA
DATA: 29/08/2025
HORA: 19:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: MULTILETRAMENTOS E TIRINHAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TURMAS DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Multiletramentos; formação de professores; sequência didática; tirinha.
PÁGINAS: 112
RESUMO: A presente pesquisa objetiva investigar o trabalho com os multiletramentos nas aulas de língua portuguesa a partir do gênero textual discursivo tirinha. A qualidade da educação está intrinsecamente ligada à formação e capacitação dos professores, por isso propõe-se investigar os desafios e as potencialidades da formação continuada em multiletramentos no desenvolvimento das competências pedagógicas dos professores e na melhoria da qualidade do ensino oferecido em salas de aula planejadas e orientadas digitalmente. Desta forma, investigar a formação de professores em um contexto municipal específico, como Fortaleza, é relevante para identificar como as estratégias atuais estão contribuindo ou limitando a eficácia da educação nas escolas do município. Esse estudo se justifica pela possibilidade de revelar possíveis desafios na formação que está impactando o desempenho dos alunos e, portanto, a qualidade geral do sistema educacional. O fato do estudo dos gêneros textuais ser uma atividade interativa presente em situações diversificadas do meio social, que exige na maioria de nossas práticas a articulação de conhecimentos, instrumentalização dos elementos linguísticos e o desenvolvimento dos mecanismos argumentativos tecidos no âmbito escolar. O gênero discursivo tirinha é pertinente e considerado de suma importância no processo de aprendizagem, por favorecer o amadurecimento das habilidades e competências da modalidade da leitura-escrita, como também solicitar a capacidade de posicionamento e avaliação crítica. Partindo dessa perspectiva linguística investigativa e expondo importantes discussões seguirá como orientação para o embasamento teórico os respectivos estudiosos Bakhtin(1997) Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Kleiman(2007), Soares(2002;2011), Rojo,(2015), Ferreiro(2013), Antunes (2002) entre outros . A metodologia utilizada é qualitativa cujo trabalho está voltado à pesquisa-ação por meio de intervenção pedagógica nas formações continuadas com um grupo de professores de Língua Portuguesa aplicando o procedimento sequência didática, proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para o levantamento de informações serão utilizados os resultados obtidos a partir das atividades realizadas pelos professores participantes. A análise se concentrará em uma sequência didática voltada para o gênero discursivo “tirinha”, com destaque para os aspectos textuais, linguísticos e discursivos desse gênero. O percurso de análise envolverá as produções dos professores que servirão tanto para reflexão sobre melhorias no ensino quanto para sua funcionalidade perante as práticas sociais. Em síntese, foi explanada a contextualização da pesquisa a ser desenvolvida de forma a investigar, verificar, analisar e refletir acerca da intervenção pedagógica voltada para o multiletramentos nas aulas de lingua portuguesa nas turmas de anos inicias do Ensino Fundamental com base em referenciais teóricos pertinentes de maneira crítica-reflexiva respeitando e compreendendo a apropriação dos conhecimentos dos participantes nas aulas de Língua Portuguesa.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Presidente - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Interno - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA