CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONETE CUNHA FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONETE CUNHA FERNANDES
DATA: 29/08/2025
HORA: 20:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: O GÊNERO ORAL: INTERVIEW EM LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA FRANCA E UM INSTRUMENTO SÓCIO INTERACIONAL DURANTE AS AULAS DE INGLÊS
PALAVRAS-CHAVES: Interview. Língua inglesa. Língua franca. Oralidade. Ensino médio.
PÁGINAS: 192
RESUMO: A qualidade no ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas brasileiras, sejam públicas ou privadas, ainda representa um desafio importante no que diz respeito à escolha e utilização de recursos didáticos interacional. E particularmente no que tange à seleção de conteúdos didáticos, permanece como um desafio pedagógico. A presente dissertação apresenta uma proposta de intervenção a partir de uma intervenção pedagógica com base no gênero oral interview, aplicada a aula de língua Inglesa como ILF aos estudantes do 1° do Ensino Médio de uma Rede de Ensino SESI, pertencente ao município de Caxias–MA. A pesquisa tem o objetivo principal analisar como a pratica do gênero entrevista pode contribuir para o desenvolvimento da oralidade e das competências comunicativas em inglês. Atraves da SD fundamentada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A metodologia abordada foi qualitativa de natureza exploratória, com geração de dados e questionários, gravações de entrevistas e análise das produções orais dos alunos. O referencil teórico que norteia esta pesquisa é representado pelos os autores Marcuschi(2008); Leffa (2012); Bygate(1987);Baktin(1986) e além da teoria de Krasehen o Input de (1985); e a (TBLT) teoria baseada em tarefas. Os resultados demostraram que os gêneros orais são formas autenticas e promove o engajamento na promoção da fluência e além de usar a língua em contextos significativos. Isso aproxima os alunos de práticas comunicativas e reais. Este estudo reforça a importância de integrar esses tipos de gêneros orais ao ensino de inglês promovendo assim a aprendizagem crítica e significativa.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Presidente - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Interno - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA