CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MAGNO DOS SANTOS GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAGNO DOS SANTOS GOMES
DATA: 27/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma virtual - Google Meet
TÍTULO: PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL: O USO DO CANVA NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO/TEXTUAL FOTO-NOTÍCIA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento digital, Gênero discursivo/textual, Canva, Foto-notícia.
PÁGINAS: 82
RESUMO: É notório que a educação já vem passando por uma série de modificações e inovações, desde o advento da internet e da difusão dos desktops, notebooks e celulares. O projeto de educação para o século XXI vem sentindo a necessidade de se agregar a essas novidades. E no Brasil, essa tendência também vem se consolidando. Entretanto, a simples inserção de computadores e de rede de internet nas escolas não concretiza a inclusão das tecnologias digitais em sala de aula. Ainda faltam políticas e ações que articulem o saber do docente com as tecnologias contemporâneas. Diante do exposto, surge a necessidade de investigar como o processo de letramento digital está sendo inserido nas práticas do ensino de Língua Portuguesa para os estudantes que são considerados nativos digitais. Dessa forma, o nosso objetivo geral é investigar o potencial do uso da plataforma Canva como ferramenta pedagógica para promover o letramento digital com o foco na construção do gênero discursivo/textual foto-notícia, em uma turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola de tempo integral no município de Fortaleza/Ce. Enquanto os específicos são: 1) avaliar como os recursos disponibilizados pela plataforma Canva, como modelos gráficos e ferramentas de design, podem mediar e potencializar o desenvolvimento do letramento digital no ambiente educacional; 2) analisar a relação entre as práticas de leitura e de produção escrita no desenvolvimento de habilidades de letramento digital entre os estudantes do nono ano do ensino fundamental da escola participante da pesquisa; 3) examinar as características estruturais e os elementos composicionais do gênero discursivo/textual foto-notícia, identificando as competências linguísticas e comunicativas que permitem a sua produção; 4) propor um e-book interativo com a proposta de sequência de atividade didática para aplicação por outros docentes. Para a realização do nosso trabalho, acostamo-nos aos estudos realizados por Soares (2002, 2022), Tfouni (2006), Kleiman (1995, 1998) e Rojo (2009, 2019) no embasamento sobre letramento; Soares (2009), por Coscarelli e Ribeiro (2011), Xavier (2011) e Buzato (2009), no tocante ao letramento digital; em Bakhtin (2010) e em Marcuschi (2008) para a discussão sobre gêneros discursivos/textuais. Em relação ao percurso metodológico, este trabalho será delineado mediante as concepções de uma pesquisa-ação (Thiollent, 1986), de cunho etnográfico (Bortoni-Ricardo, 2008) na perspectiva descritiva e qualitativa-exploratória conforme Gil (2002), uma vez que ela se desenvolverá no ambiente de trabalho do pesquisador. Para a coleta de dados, utilizaremos a proposta de Sequência de Atividades Didáticas, embasada na construção de sequência didática preconizadas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Com a inserção da prática tecnológicas contemporâneas em sala de aula, espera-se que o estudante desenvolva habilidades de letramento digital, conseguindo realizar a produção de layouts e recursos gráficos na plataforma Canva e incorporando esse aprendizado nas mais diversas práticas sociais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 1572304 - JOSE FERRARI NETO
Externo à Instituição - LEANDRO DE ALMEIDA MELO