CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA ROGELIANY OLIVEIRA MATIAS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA ROGELIANY OLIVEIRA MATIAS
DATA: 25/08/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: O USO DO JOGO DIGITAL JARDIM DAS LETRAS COMO ESTRATÉGIA DE ALFABETIZAÇÃO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS 1° E 2° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Jogos digitais; Leitura; Escrita.
PÁGINAS: 74
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições dos jogos digitais para o ensino da
leitura e escrita no Ensino Fundamental I. A pesquisa é de caráter bibliográfica com abordagem
qualitativa, com enfoque bibliográfico, baseada em estudos recentes que discutem a relação
entre tecnologia, ludicidade e aprendizagem. Os resultados evidenciam que os jogos digitais
favorecem o engajamento dos alunos, ampliam as oportunidades de aprendizagem e
colaboram para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, especialmente no processo de
alfabetização. No entanto, o estudo também aponta limitações, como a insuficiência de
infraestrutura tecnológica nas escolas públicas e a necessidade de formação docente
específica. Conclui-se que os jogos digitais, quando utilizados de forma planejada e alinhada
aos objetivos pedagógicos, podem potencializar o ensino da leitura e escrita de maneira
significativa e inclusiva. A dissertação está estruturada em seis capítulos; primeiro capítulo
apresenta a contextualização do tema, os objetivos gerais e específicos, a justificativa e a
questão norteadora da pesquisa. O segundo capítulo discute os fundamentos teóricos da
alfabetização e do letramento, as metodologias tradicionais de ensino da leitura e escrita, e os
impactos da pandemia no processo de alfabetização. Nesse eixo, destacam-se autores como
Kleiman, Soares, Mortatti, Rojo, Cosson e o New London Group. No terceiro capítulo, são
abordados os conceitos e fundamentos teóricos dos jogos digitais, destacando seus benefícios
e desafios no contexto educacional, com base em autores como Gee, Collins e Halverson,
Mattar, Kishimoto e Nassar. Apresenta-se também o jogo Jardim das Letras como recurso
didático para o desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais. O quarto capítulo
descreve os aspectos metodológicos da pesquisa, incluindo a abordagem qualitativa e a
construção de uma sequência didática estruturada com base nos princípios de Vygotsky, Dolz,
Schneuwly e Zabala, alinhada às competências da BNCC. O quinto capítulo analisa os
resultados obtidos por meio da revisão de quatro estudos principais (Costa & Souza, 2018;
Oliveira & Andrade, 2019; Lima & Freitas, 2020; Teixeira & Ramos, 2021), que evidenciam o impacto positivo dos jogos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica, da fluência leitora e da motivação dos alunos, desde que integrados com intencionalidade pedagógica e mediação docente adequada. Por fim, o sexto capítulo apresenta as considerações finais, reiterando que os jogos digitais, quando utilizados de forma planejada e contextualizada, podem contribuir significativamente para uma alfabetização significativa, interativa e inclusiva, sendo necessário, entretanto, o investimento contínuo em formação docente e infraestrutura tecnológica nas escolas públicas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1285560 - FABIANA SOUZA SILVA MENDES DE ARAUJO
Interno - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Presidente - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA