CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA TRAVASSOS SIQUEIRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA TRAVASSOS SIQUEIRA
DATA: 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: RACISMO LINGUÍSTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 4º ANO: ANÁLISE DO FENÔMENO E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Racismo estrutural. Língua português. Racismo linguístico. Variedades linguísticas.
PÁGINAS: 102
RESUMO: A presente pesquisa aborda o fenômeno do racismo linguístico no ensino de Língua Portuguesa no 4º ano do Ensino Fundamental, com foco na rede pública municipal de Fortaleza-CE. O estudo parte da constatação, a partir da prática docente, de que materiais didáticos e práticas pedagógicas frequentemente não dialogam com as vivências e expressões linguísticas de alunos negros e nordestinos, reforçando distanciamentos culturais e a invisibilidade das identidades regionais. Também é vinculado na pesquisa vivências pessoais e profissionais da autora com embasamento
teórico, compreendendo o racismo linguístico como manifestação do racismo estrutural que se materializa na língua e nas práticas de ensino. O objetivo geral é analisar a reprodução do racismo linguístico no LD 'A Conquista' por meio da invisibilidade de variedades linguísticas afro-indígenas e a hierarquização da norma culta. Metodologicamente, a pesquisa adota abordagem qualitativa, com análise documental do livro didático A Conquista (4º ano), buscando identificar representações, ausência ou distorção das variedades linguísticas e culturais dos estudantes. Apoiada em autores como Pêcheux (2009), Orlandi (2003), Althusser (1992) e Bourdieu (1997), a pesquisa discute a linguagem como instrumento de poder e campo de disputa ideológica, situando historicamente a imposição da norma culta de matriz eurocêntrica e a marginalização das variedades afro-indígenas. Como intervenção, propõe-se elaborar um mini dicionário antirracista, que identifique e substitua expressões racistas ainda presentes na Língua Portuguesa, fomentando reflexões críticas sobre o uso da linguagem. Essa ferramenta visa instrumentalizar professores e alunos para reconhecer e combater o racismo linguístico, promovendo ambientes escolares mais inclusivos e representativos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Presidente - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE
Externo ao Programa - 1384268 - SILVANNA KELLY GOMES DE OLIVEIRA